sábado, 12 de abril de 2014

Banco da Província

*Banco da Província do  Rio Grande do Sul, agência de São Gabriel, em 1920. Foi o primeiro banco comercial do Rio Grande do Sul fundado em 1° de julho de 1858 por Lopo Gonçalves Bastos, João Batista Ferreira de Azevedo, José Antônio Coelho Júnior, entre outros comerciantes, com a finalidade de facilitar suas transações comerciais.

Na década de 1890 começou uma política expansionista, implantando agências no interior do Rio Grande do Sul. Foi quando surgiu a agência de São Gabriel.Até 1930 o prédio tinha só um pavimento. Nesse ano construíram o segundo, assobradado.

Em 1895, comprou o acervo das filiais do Banco da República do Brasil no Rio Grande do Sul, cuja liquidação seria decretada em 1900. Em 1972 fundiu-se com o Banco Nacional do Comércio (Banmércio) e o Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco), dando origem ao Banco Sul Brasileiro.

A primeira agência bancária a instalar-se em São Gabriel foi a Sociedade Bancária Cambai & Cia., em 30 de novembro de 1848, uma sociedade em comandita entre Antônio Martins da Cruz Jobim, o "Barão do Cambai", com Inocêncio Cócio. O capital inicial da empresa era de 400 contos de réis.

Ao alto aparece a Loja Maçônica Rocha Negra Número 1. O prédio, hoje totalmente diferente da foto, é utilizado pelo Banco Itaú. (Foto: Arquivo do historiador Osório Santana Figueiredo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário