terça-feira, 14 de outubro de 2014

4ª Companhia de Metralhadoras

A 4ª Companhia de Metralhadoras foi uma unidade militar que esteve aquartelada em São Gabriel, no principio do século passado, tendo sido fundada em 1909. O seu efetivo era de pouco mais de 100 homens.

Tinha o quartel localizado onde hoje se encontra a Invernada Nacional. Do prédio, de arquitetura lindissima para a época, só restam os alicerces. Teve atuação importante na "Guerra do Contestado", que ocorreu numa região disputada pelos Estados de Santa Catarina e Paraná, no Sul do Brasil. Quando chegou na região do conflito, suas seções foram distribuidas para outras unidades.

No dia 22 de outubro de 1912, na cidade de Irani, região contestada, tropas do Estado do Paraná, comandadas pelo coronel João Gualberto, travaram um violento combate com um grupo de sertanejos, liderados pelo monge José Maria, que pregava a volta da monarquia e a construção de uma sociedade igualitária, onde todos seriam irmãos.

O conflito, que se alastrou por dezenas de cidades do Estado de Santa Catarina, durou quatro anos (1912/1916) e envolveu 1/3 da população do Estado à época - e 2/3 do Exército Brasileiro.

A 4ª Companhia de Metralhadoras foi extinta ao término da guerra. O que se sabe de concreto é que ela não voltou para São Gabriel. Há quem diga que foi reunida em Cruz Alta e logo em seguida dissolvida.

A Guerra do Contestado é considerada pela "Fundação Giangiácomo Feltrinelli", de Milão, Itália, como a terceira maior guerra camponesa da história da humanidade, ficando atrás somente das revoltas "Tai Ping", na China, e das "Lutas Camponesas da Alemanha". (Fonte: Informações do historiador Osório Santana Figueiredo e www.resumos.netsaber.com.br)

1915. Canoinhas (SC). Componentes da 4ª Companhia de Metralhadoras, sob o comando do capitão Coelho de Souza, em exercicio com os "burrinhos". (Foto: Arquivo Histórico do Exército, gentileza do coronel Fernando de Souza Caminha. Essa foto foi publicada no livro "Terra dos Marechais", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário