quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A chegada do futebol a São Gabriel

O primeiro time de futebol de que se tem notícia em São Gabriel é o Sport Club Gabrielense, fundado em 1909. Não se tem conhecimento do dia e do mês de sua fundação, mas, o que se sabe de concreto é que nos primeiros tempos sua sede se localizava na casa funerária de propriedade de um cidadão uruguaio chamado Ramón Monteavaro, que ficava na Praça da Matriz, no local onde hoje se encontra o Supermercado Nacional.

Os fundadores do clube e participantes da primeira Diretoria foram os desportistas Pasqual Gallo, Manuel Francisco Pereira, Godofredo Codevila, Serafim Arede, Ambrósio Lock e Carlos V. Pinto e o próprio Ramón Monteavaro, falecido em 1938, entre outros.

Uma propaganda da funerária foi publicada em uma antologia dos municípios, datada de 1915: "Empresa Funerária - Praça Dr. Fernando Abbott, 29. Telephone 89. De Ramón Monteavaro & C. Tem ricas armações para camara ardente, igrejas e trophéos. Possue um carro rico para serviço funebre. - Preços sem concorrencia".

Nos jornais da época eram raras as notícias sobre futebol. Ainda assim, graças ao esforço do historiador Osorio Santana Figueiredo, foi possível saber que a primeira partida de futebol em São Gabriel foi disputada no dia 31 de julho de 1910, quando o Guarani Foot Ball Club de Bagé “batizou” o Sport Club Gabrielense.

Além do “batismo”, o afilhado foi “crismado”, já que levou uma goleada de 8 X 0. Os gols do time bageense foram marcados por Carlos Garrastazu (sete) e Viriato Nunes. O jogo foi realizado no gramado da Praça São Luiz, o primeiro campo de futebol existente na cidade. Nesse tempo os jogadores lustravam as botinas antes de entrar em campo.

Nos primeiros jogos, além do juiz e dos bandeirinhas, eram necessários dois fiscais de gol, que ficavam junto às traves para verificar se a bola havia passado por dentro do gol ou por fora, pois não haviam redes.

Em 1910, o S.C. Gabrielense ganhou um rival, quando os sargentos do 4º Regimento de Artilharia Montada fundaram o “Club Benjamin Constant”, com sede no quartel do próprio regimento, hoje ocupado pelo 6º BE Cmb. Assim foi introduzido o futebol na Guarnição local, que foi a primeira ou uma das primeiras do Exército a fazer isso em todo o país. No ano seguinte, no primeiro jogo clássico da história do futebol de São Gabriel, o Benjamin Constant derrotou o S.C. Gabrielense pelo elevado escore de 13 X 0.

O jornal semanário “O Bico da Chaleira”, em sua edição de 25 de junho de 1911, publicou a seguinte notícia: “Hoje a tarde no lugar de costume será disputado o match futebolístico entre as sociedades S.C. Gabrielense e S.C. Militar. O team do Gabrielense estará assim formado: Fernando Prates – João Ferrony e Xisto F. Borges – Armando Brandão - João Duarte e Arlindo Brandão – Feliciano Freitas – Cemilio Caminha – Manuel Fayett – Calegari e Oscar Cunha. Suplentes: Izambert Meyer, Barilo Santos, Bráulio Santos, Antônio Rocha e Cássio Rocha. Durante o match tocarão as bandas musicais do 10º e do 4º Regimentos.”

Foi nesse período entre 1909 e 1912 que surgiu o América Foot Ball Club, que tinha, como presidente, Arlindo Brandão. Em 1912, no gramado” da Praça São Luiz, o primeiro campo de futebol da cidade, localizado na antiga “Praça da Cadeia”, aconteceu um confronto entre o S.C. Gabrielense e o América F.B.C., que terminou empatado em 1 X 1. 

Fortunato fez o gol americano e Baiano marcou para o Gabrielense. Não se tem registro da formação do Gabrielense, sabendo-se que além de Baiano, entre outros, jogaram Paschoal e Álvaro Pereira. O América formou com: Tio Pompo – Fortunato e Cachoeira – Guterres – Monteiro e Chuvisca – Chico Asa – Galo – Oliveira – Taiti e Gomes.

No dia 4 de agosto de 1912 o Gabrielense vingou a goleada de 13 X 0 que havia sofrido do Benjamin Constant, em 1910. A vingança não teve tantos gols, mas foi bastante expressiva: 4 X 0.

Uma notícia publicada no jornal “Correio do Povo” de Porto Alegre, deixa margens a dúvidas: no dia 1 de maio de 1914 foi fundado em São Gabriel o América F.B.C. Teria alguma relação com o América que existiu entre 1909 a 1912? O jornal porto alegrense também citou a existência em São Gabriel, em 1912, de um time chamado “Número 1”.

O jornal “Diário da Tarde” (Arquivo pessoal do historiador Osorio Santana Figueiredo), na edição de 23 de novembro de 1914, uma segunda-feira, noticiou em destaque na primeira página a vitória do S.C. Gabrielense sobre o Guarany F.C., de Bagé. (Fonte: Livro "100 anos de futebol em São Gabriel", de autoria do criador deste blog, jornalista Nilo Dias)

Ramón Monteavaro, o introdutor do futebol em São Gabriel. (Foto: Historiador Osório Santana Figueiredo)

Um comentário:

  1. Meu avô materno era Homero Monteavaro. Ele nasceu em São Gabriel. Este Ramon Monteavaro possui descendentes?

    ResponderExcluir