quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Um militar muito querido

Pedro Nogueira de Andrade, ou simplesmente o Sargento Nogueira, foi um militar muito querido por seus companheiros do 9º Regimento de Cavalaria Independente, antiga denominação do hoje 9º Regimento de Cavalaria Blindado. Ele participou da Guerra do Paraguai (1864-1870) e passou a ser tratado como herói, depois de ter se envolvido em um episódio que ficou marcado na história da instituição.

O historiador Osório Santana Figueiredo conheceu o sargento, que ele denomina de “relíquia do 9º RCB”, que era muito amigo de João Pedro Nunes, o criador do Museu que leva seu nome. O sargento Nogueira morava em uma chácara, localizada na saída da cidade para a BR-290, na esquina que dobra para ir ao quartel da Brigada Militar.

O historiador revela que quando o ex-prefeito Sampaio Marques Luz, de saudosa memória, abriu aquela rua, a chácara não era mais do sargento Nogueira. Segundo o senhor João Pedro Nunes contou ao historiador Osório Santana Figueiredo, o sargento Nogueira era um homem muito direito e não gostava que o chamassem de herói.

O episódio que envolveu o sargento aconteceu na Guerra do Paraguai. Ele mesmo contava que estava com sua força em posição de combate, num lugar plano e não sabiam onde estava a linha inimiga à frente. O na época soldado Nogueira, montou um cavalo xucro e este começou a velhaquear, e de repente rebentou uma rédea e o animal disparou rumo a zona perigosa. e ele não tinha como sujeitá-lo.

De repente o inimigo que estava entrincheirado, pensando não se sabe o que, abriu fogo contra ele. E foi tal o tiroteio que o animal por si retrocedeu em direção ao seu acampamento. Chegando lá foi recebido como herói, por ter descoberto as linhas inimigas e promovido a sargento. E como tal foi reformado.

Pena que não se saiba mais nada a respeito do sargento, se deixou familiares e nem mesmo quando morreu. Certamente merecia pesquisas mais aprofundadas sobre sua vida. (Fonte: Livro "Terra dos Marechais", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo e também outras informações prestadas por ele ao operador do blog)
         
O 2º sargento Pedro Nogueira de Andrade, veterano da Guerra do Paraguai, numa foto de 1932. (Foto: Publicada no livro "Terra dos Marechais", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário