segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Passo do São Borja

Fotos: Gilson Perottoni

O Passo de São Borja fica no rio Santa Maria, no distrito de Batovi, em São Gabriel, divisa com o município de Rosário do Sul. Seu nome está ligado a Redução São Francisco de Borja, por ser estância desse povo.

Durante a Revolução Farroupilha foi palco de vários combates entre tropas revolucionarias e legalistas. Antigamente, o passo não dava vau nem no inverno e nem no verão. Sua passagem era feita por barca empreitada da Prefeitura Municipal.

O local era de fato muito piscoso, Havia surubins, salmão e peixes de outras espécies. No verão para lá se dirigiam caravanas de automóveis levando pessoas pescar de linha. E como tiravam peixes!

O historiador Osório Santana Figueiredo, que me passou as informações sobre o Passo de São Borja, há poucos anos atrás visitou o local. Estava quase seco. Apenas um fio de água corria  no meio. Passou de um lado ao outro sem molhar os pés, porque seu leito é todo de xisto betuminoso. 

As colônias de arroz liquidaram-no. Secaram. Acabaram com os famosos lagoões e lagoas. Peixe? Talvez para remédio se encontre algum lambari no verão. Está raso, melhora um pouco nos invernos chuvosos, quando ainda recebe pescadores. Avizinha-se um fim melancólico para esse rio volumoso. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário