quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O irmão Ivo Piussi

O irmão marista Ivo Piussi teve destacada atuação nos anos em que trabalhou em São Gabriel. Chegou na cidade pela primeira vez em 1980, quando assumiu o cargo de vice-superior da Comunidade do Ginásio São Gabriel, onde ficou até 1985. Paralelamente foi dirigente do Coral de Pequenos Cantores, da Banda Marcial e coordenador da Promoção Vocacional.

De 1991 a 1995, em sua segunda passagem pela cidade foi professor no Ginásio São Gabriel, novamente dirigente do Coral de Pequenos Cantores e da Liturgia Paroquial. Em 2001, na sua terceira e última estada em São Gabriel, foi responsável pelos Cantos e Celebrações Litúrgicas e Serviços Comunitários. Em 2002, foi para a Residência Marista de São Gabriel, onde foi secretário em 2003.

Desde 2004 se encontrava na Residência Marista do Cerrito, em Santa Maria, onde faleceu no dia 5 de fevereiro de 2010, na avançada idade de 87 anos, sendo 67 deles dedicados a vida religiosa. O velho irmão padecia de Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e insuficiência respiratória, causas de sua morte.

O irmão Ivo Piussi era natural de Júlio de Castilhos (RS), onde nasceu em 10 de janeiro de 1923. Era filho de José Jacob Piussi e Catharina Pesamosca Piussi. Entrou no Juvenato em 14 de janeiro de 1936, em Bom Princípio (RS). No Postulado em 24 de janeiro de 1942, em Porto Alegre, e no Noviciado e Tomada de Hábito em 23 de janeiro de 1943, em Veranópolis (RS).

Além de São Gabriel e Santa Maria, exerceu o apostolado em Canoinhas (SC), Erechim (RS), Santana do Livramento (RS), Santo Ângelo (RS) e Cruz Alta (RS).

É de autoria dele a letra da música dedicada a São Gabriel, “Orgulho de ser Gabrielense”, com arranjo musical da professora Sônia Faria Cunha.

São Gabriel tu és nosso orgulho,/De civismo e de labor São Gabriel tu és o orgulho,/E também nosso amor./Esta terra esteve sempre/Em destaque singular/Na bravura de seus filhos/Que a souberam sempre honrar/Sem recuos e sem temores/Com vontade e um só querer/É o que sempre nos dá forças
E coragem pra vencer./O erudito LEONEL FRANCA E MASCARENHAS DE MORAES/Foram sempre exemplos dignos/Como tantos outros mais/Queira DEUS abençoar/Esta terra este rincão/Que é da PAZ o grande reino/E também da TRADIÇÃO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário