quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A fundação da União Caixeiral Gabrielense

Em 19 de maio de 1895 foi fundada a União Caixeiral Gabrielense. Iniciando suas atividades após o encerramento do ciclo sangrento da Revolução de 93 teve caráter eminentemente de pacificação da família gabrielense, tarjada de luto pela pavorosa hecatombe.

Reuniram-se no Salão da Sociedade Literária Gabrielense, os senhores João Gabrielense, João Batista de Quadros, Izidoro Vinadé e Abel Corrêa, sob a presidência do primeiro, tendo o mesmo passado a presidência, após, a João Batista de Quadros que encarregou-se de explicar os fins da reunião e os objetivos que pretendiam alcançar, com a fundação da nova sociedade.

Alguns acontecimentos relevantes marcaram a vida da entidade. Em certa ocasião o Caixeiral negou seus salões para uma reunião presidida pelo então ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho, visto a Diretoria ter sido informada que a reunião visava fins políticos. Nesse particular a sociedade sempre foi intransigente.

Outra particularidade marcante da velha sociedade é ser portadora de valiosa biblioteca, principalmente de fundo histórico. A sociedade gabrielense muito deve ao velho Caixeiral. Uma das relíquias da cidade, portadora de vultoso patrimônio tanto material como social, pois pelos seus vastos salões inúmeras gerações desfilaram no são convívio espiritual. (Fonte: Livro “São Gabriel na História”, de Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)

Reunião na União Caixeiral Gabrielense. (Foto: Livro “São Gabriel na História”, de Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)

Um comentário:

  1. Olá, Izidoro Vinadé foi meu tio-bisavô, irmaõ de Antônio Vinadé, meu bisavô, que vieram de Terragona, na Espanha;Antônio casou com Zínia, de São Gabriel;se souberes de informações acerca de Izidoro, por favor, envie e-mail para claudiavinade@gmail.com, pois estamos em busca de dados para construir nossa árvore genealógica.Grata

    ResponderExcluir