segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A enchente de 1857

No ano de 1857, por ocasião de uma das maiores enchentes ocorridas na região, uma notícia, descrevendo o cataclisma, mencionou a invasão de São Gabriel, por tigres e cobras venenosas: “Desenrolaram-se durante essa enchente, principalmente nos últimos dias, cenas emocionantes. Animais selvagens, alguns vorazes e venenosos fugiam das imediações dos rios e banhados e vinham ocultar-se nas casas. Na residência do Barão do Cambai, perto do arroio do mesmo nome, foram mortos dentro de casa dois e nos galpões seis tigres”.

Serpentes, tigres, veados, leões e muitos outros animais eram assim encontrados e o homem às vezes travava com eles lutas nem sempre vantajosas. Muitas pessoas tiveram de após a enchente que durou 36 dias consecutivos, mandar demolir suas habitações para reedifica-las, tal a quantidade de serpentes venenosas que nelas procuravam abrigo, ameaçando assim a vida dos habitantes. (Fonte: Livro “São Gabriel na História”, de autoria de Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)

O tigre, como era conhecido pelos antigos habitantes do Rio Grande do Sul de São Pedro, tornou-se verdadeira praga e flagelo dos pioneiros. Infestava todo o território de São Gabriel, em tempos anteriores a instalação do núcleo habitacional. (Gravura: Livro “São Gabriel na História”, de autoria de Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário