quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Manuel Joaquim de Faria Corrêa

O poeta e escritor Manuel Joaquim Faria Corrêa nasceu em São Gabriel no dia 5 de novembro de 1875. Foi militar, poeta lirico e regional, tendo publicado suas obras com grande aceitação. Entrou na vida militar como cadete, ingressando na Escola Militar de Rio Pardo, tendo se reformado como coronel em 1928.

Foi professor da Escola Normal General Flores da Cunha, em Porto Alegre, hoje Instituto de Educação General Flores da Cunha e fiscal do antigo Colégio Militar, também da capital. Membro destacado da Academia Sul-riograndense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Publicou em 1909 o livro de poesias "Hales"; teve entretanto sua consagração nas poesias do estilo gauchesco, como "Rumo aos Pagos", "Às armas" e "Pátria". Porém o mais apreciado foi sem dúvida o "Gaúcho Sou", ou "Canção do Gaúcho", que musicada por Eduardo Martins, foi cantada em todo o Rio Grande do Sul.

Escreveu, além de muitas obras avulsas, os libretos das óperas "Os Farrapos", com música de Roberto Eggers, representada no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, em 1936 com inteiro sucesso e "Missões". Faleceu em 11 de maio de 1953, em Porto Alegre, deixando grande descendência. (Fonte: Livro "São Gabriel na História", de autoria de Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)



Nenhum comentário:

Postar um comentário