sábado, 10 de janeiro de 2015

O famoso Bar do Irineu

O Bar do Irineu foi um dos mais populares e frequentados da antiga Rua do Chapéu, hoje Jonathas Abbott. Para o leitor se localizar melhor, ficava na esquina com a Tristão Pinto, em diagonal com o atual Supermercado Wanhover.

Conta o escritor Osório Santana Figueiredo, que conheceu bastante o Irineu, pois na época comandava a Patrulha do Exército e fazia parada no bar até tarde da noite. Lembra que ele era de boa prosa.

Muito popular, servia janta e churrasquinho à noite. O local sempre estava cheio de fregueses. Irineu serviu como cabo no 6º Grupo de Artilharia a Cavalo (quartel do 6º BE). E contava causos do Grupo.

Seu Osório confirma que ele tinha mesmo um problema num olho, mas não sabe do que se tratava. As vezes ele limpava o olho com um lenço de bolso.  Sobre a história que até hoje contam, de que certa vez ele deixou o olho cair na panela do mocotó, e alertou a freguesia que quem o achasse não precisaria pagar a conta, garante que não é verdade, embora reconheça que a higiene não era o forte do bar.

Na sala de refeições havia um velho rádio de madeira, sempre tapado de teias de aranha, mas funcionava perfeitamente. O sobrenome do Irineu, seu Osório não sabe, nem mesmo se tinha família.

 Bar do Irineu nos seus tempos de glória. (Foto: enviada por Valandro Fagundes Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário