quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Centenário da Independência

Em São Gabriel, bem como no resto do país, se comemorou em 7 de setembro de 1922 o primeiro Centenário da Proclamação da Independência no Brasil. Os festejos foram realizados na Praça Fernando Abbott e contaram com grande participação popular, como mostrou a revista "O Malho", que era editada na época, no Rio de Janeiro..

Identificação das fotos, pela ordem: Missa Campal. Um trecho da Praça Doutor Fernando Abott. Juramento da Bandeira, presidido pelo general Fábio Azambuja. A Intendência Municipal (prédio da atual Prefeitura). Distribuição de bombons para crianças pobres. O soldado mais velho do Exército Brasileiro, José Borges de Abreu,de 105 anos, que foi muito festejado.

O coronel do Exercito Jorge Borges de Abreu, veterano da Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai, natural de São Gabriel e sobrinho de Domingos José de Almeida, era conhecido como "Borges Mentira", famoso por sua criatividade de inventar lorota. Pertencia a alta sociedade gabrielense.

Na Revista do Globo, edição de 20 de setembro de 1935, número 18, página 86,  a respeito do centenário da Revolução Farroupilha há uma vasta biografia dele. Nessa matéria é exaltada a bravura e a valentia desse soldado e sua contribuição para o exército Farrapo, além de ser “um exemplo raro de abnegação patriótica”.

Morreu com 115 anos. Até há pouco existia sua casa na entrada da Vila Maria. O historiador Osório Santana Figueiredo disse que não o conheceu. (Fotos enviadas pelo pesquisador Marlon Compassi e publicadas na revista "O Malho")

Nenhum comentário:

Postar um comentário