domingo, 8 de fevereiro de 2015

Igrejas antigas

*Embora não existam documentos dando a data da instalação, por ter ocorrido o desaparecimento ou a destruição do livro “Tombo” eclesiástico da época, existiu em São Gabriel a “Capela do Espirito Santo”, conhecida popularmente por “Igreja do Beco do Império”, situada na face fronteira à Praça Doutor Fernando Abbott, onde está localizado o antigo palacete da Família Macedo Casado.

Alguns antigos moradores especificaram que a igreja era servida por amplas escadas laterais e, possuía inclusive uma escola primária, dirigida pelo próprio pároco que fazia as vezes de professor. (Fonte: Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)

A chamada Capela do Espírito Santo, nada mais foi do que um local onde todas as religiões e igrejas guardavam seus estandartes, e de onde saiam as grandes procissões.

Ficava na Rua Laurindo Lopes Nunes num grande casarão de tábuas. Depois foi construída em 1915 a casa onde morou o doutor Iniold Bento Pereira. (Esta informação foi prestada pelo historiador Osório Santana Figueiredo)

Mais outro templo constava existir entre as ruas Barão do Cambai-General Câmara – Barão de São Gabriel, onde depois se localizou a Barraca de Pereira & Araújo.

O templo não pode ser terminado, ficando apenas nas paredes laterais e devia a sua construção à uma irmandade religiosa de pessoas negras. O historiador Osório Santana Figueiredo disse desconhecer a existência dessa igreja. (Fonte: Livro “São Gabriel na História”, de autoria do escritor Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)         


Capela do Espirito Santo, popularmente conhecida por "Igreja do Beco do Império", esteve localizada na casa que pertenceu a Júlio Prates da Silva e doutor Iniold Prates Bento Pereira. (Foto: Livro “São Gabriel na História”, de autoria do escritor Aristóteles Vaz de Carvalho e Silva)         

Nenhum comentário:

Postar um comentário