quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Médico renomado jogou no S.C. 247

O Dr. José Lisboa Neto, quando estudante, foi jogador de futebol no S.C. 247, nos tempos do “ground”, que se localizava onde hoje se encontram o Ginásio São Gabriel e o Colégio Menna Barreto.

Em Santa Maria, foi titular do S.C. 14 de Julho, onde brilhava o goleiro Manoel Caldas e de onde saiu o jogador Moderato, capitão da Seleção Brasileira durante vários anos. Em Porto Alegre, foi titular do S.C. Cruzeiro, junto com os estudantes de então, Aníbal Di Primio Beck, Januário Chagas Franco e Almo Bento.

Depois de formado médico retornou a São Gabriel, onde ficou popularmente conhecido como o “Doutor Juca”. José Lisboa Neto foi um médico conceituado, gabrielense ardoroso que amava com carinhoso afeto sua terra. Médico humanitário, não tinha hora para atender quem quer que fosse.

Foi grande triticultor em São Gabriel e fundou o Ginásio São Gabriel, quando recebeu o cargo de Inspetor de Ensino. Durante anos, foi Inspetor do Ensino Secundário do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Depois de aposentado, exerceu o cargo de vice-diretor do Hospital de Santa Rita, do complexo da Santa Casa de Porto Alegre.

Nasceu em São Gabriel a 23 de julho de 1903 e faleceu em Porto Alegre a 18 de julho de 2000, aos 97 anos incompletos. Era pai do jornalista Luis Carlos Machado Lisboa. (Fonte: Livro "100 anos de futebol em São Gabriel", de autoria do operador deste blog, jornalista Nilo Dias Tavares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário