sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Hino do Rio Grande do Sul nos estádios

*Nos jogos do Campeonato Brasileiro, envolvendo Grêmio e Internacional é sempre cantado o Hino do Rio Grande do Sul, logo após o do Brasil. Mas isso nem sempre aconteceu. Hoje é lei estadual. O que poucas pessoas sabem é que a primeira pessoa a defender a execução do Hino do Rio Grande do Sul, em jogos de futebol foi o tradicionalista gabrielense, João Carlos Fagundes Cardoso, de saudosa memória.

Ele apresentou essa sugestão durante o 37º Congresso Tradicionalista, realizado na cidade de Pelotas. O autor do livro, que na época era o presidente da S.E.R. São Gabriel abraçou a ideia e o Hino foi executado pela primeira vez em um estádio de futebol no Rio Grande do Sul, no jogo em que o tricolor gabrielense derrotou o Guarany, de Bagé, por 1 X 0, no Silvio de Faria Corrêa, no dia 26 de abril de 1992. O jogo foi válido pelo Campeonato Estadual da Segunda Divisão de Profissionais. (Fonte: Livro "100 anos de futebol em São Gabriel", de autoria do jornalista Nilo Dias Tavares, operador deste blogue)

O saudoso tradicionalista João Carlos Fagundes Cardoso, foi o autor da idéia de se tocar o Hino do Rio Grande do Sul em estádios de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário