terça-feira, 17 de março de 2015

Zenon Figueiró Martins

*Foi um dos mais importantes nomes da radiofonia gabrielense. Trabalhou durante 41 anos na Rádio São Gabriel, 37 deles na condição de gerente. Sua carreira dentro da mais antiga emissora de rádio da cidade foi meteórica. Começou como operador dos transmissores em 1949.  Em 1953, assumiu a gerência.

A rádio pertencia a Rede de Emissoras Reunidas Ltda, que tinha como diretor-presidente o senhor Arnaldo Balvé, que anos mais tarde foi destacado dirigente do S.C. Internacional.

Como gerente da emissora, Zenon teve participação decisiva no crescimento do futebol de São Gabriel nos anos 50, quando a emissora começou a apresentar programas esportivos e a transmitir os jogos de E.C. Cruzeiro e G.E. Gabrielense, clubes que alcançaram grande destaque no esporte do interior do Estado.

E não foi só o futebol que mereceu apoio da Rádio São Gabriel. A emissora se fazia presente em todos os acontecimentos importantes da cidade: carnaval, eleições, desfiles das Semanas Farroupilha e da Pátria, etc. Deixou a emissora em 1990, quando se aposentou.

Zenon era natural de São Gabriel, onde nasceu no dia 3 de dezembro de 1933. Deixou os filhos César Renato, Ronaldo, Paulo Ricardo, Simone e Sandra Rejane. Faleceu em 31 de março de 1997. (Fonte: Livro "100 anos de futebol em São Gabriel", de autoria do jornalista Nilo Dias, operador deste blogue)


Zenom Figueiró Marins fez história no rádio gabrielense. (Foto: Arquivo do operador do blogue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário