quarta-feira, 13 de maio de 2015

Antônio Mercado

*É nome de rua em São Gabriel, onde nasceu em 22 de dezembro de 1858. Antônio Maria Honorato Mercado foi um importante político, jornalista e jurista. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se bacharelou em 1884. Havendo abraçado a política, foi ardoroso propagandista da República.

Após a queda da Monarquia, veio ocupar relevantes cargos na vida política, entre os quais o de deputado e senador pelo Estado de São Paulo. Figura proeminente nos meios jurídicos, exerceu a Presidência do Instituto de Ordem dos Advogados, no período de 1933-1934. Colaborou em diversos jornais e revistas da capital paulista. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Radicado há muito na capital bandeirante, aí veio a falecer em 19 de dezembro de 1937. Temperamento reto e leal, a sua atuação foi sempre alicerçada na mais absoluta fidelidade à palavra empenhada, granjeando, por isso, reputação como poucos homens públicos tem tido no Brasil. (Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros)

Doutor Antônio Mercado. (Foto: Portal da Memória da OAB-SP)

Um comentário:

  1. Antonio Mercado era meu bisavô! Mesmo sem o tê-lo conhecido, morro de tanto orgulho!

    ResponderExcluir