segunda-feira, 29 de junho de 2015

Hermenegildo Laureano da Silva

O coronel da Guarda Nacional, Hermenegildo Laureano da Silva, foi um dos valentes soldados do passado que São Gabriel justamente se orgulha. Filho do fazendeiro José Laureano da Silva e dona Maria Francisca da Conceição, nasceu em 10 de novembro de 1832, no antigo 1º Distrito de São Gabriel.

Na época de seu nascimento o Rio Grande do Sul e o Brasil, viviam sob o imperativo das armas, e nos diversos conflitos que então ocorreram, inclusive sangrentos combates e entreveros, em todos contou com a presença do coronel Hermenegildo, que sempre demonstrou invulgar capacidade e valentia, que raiava, às vezes, o limite da temeridade.

Esteve presente ao cerco de Uruguaiana, e em 20 de setembro de 1865 obteve a medalha de prata da rendição daquela praça de guerra, então em posse do general paraguaio Estigarribia. Em 1870 foi agraciado, entre outras comendas menores, com o "Passador de Ouro Nº 4", indicativo dos anos de serviços prestados no Paraguai. Nessa oportunidade  já era major do 17º Corpo Provisório de Cavalaria da Guarda Nacional e vinha se revelando um oficial de grandes méritos.

Em 1887 recebeu a Medalha de Prata do Uruguai, para premiar seus serviços na tomada de Montevidéu, em 1852, quando aquele país era aliado do Brasil. Da mesma maneira, em 9 de gosto de 1889, recebeu a Medalha de Ouro que lhe concedeu a Argentina, aliada do Brasil, na Guerra de 1865 a 1869 contra o Paraguai, também em honra aos serviços prestados pelo digno oficial gabrielense.

Também foi agraciado com a Comenda denominada "Estrela de Cavalheiro", da "Ordem da Rosa", contendo os dizeres no verso e anverso "Pedro e Amélia" e "Amor e Piedade". Recebeu ainda, uma outra, do oficialato da "Rosa", por serviços de alta humanidade.

A carreira militar do ilustre ancestral, foi a mais brilhante. Em 26 de maio de 1859 foi nomeado alferes da Guarda Nacional; em 6 de junho de 1859 foi promovido a tenente; em 25 de agosto de 1865, a capitão, no primeiro ano da Guerra do Paraguai; em 26 de setembro de 1870, foi promovido a major; em 26 de julho de 1892 a tenente-coronel e finalmente a coronel em 3 de outubro de 1893, por decreto do então presidente da República, marechal Floriano Peixoto.

Militou o coronel Hermenegildo Laureano da Silva no Partido Republicano, tendo sido por muitos anos o chefe local da referida agremiação. Prestou relevantes serviços não só a São Gabriel, como ao Estado e a pátria, situando-se entre os seus mais dignos pares. (Fonte:Livro "São Gabriel na História", de autoria de Aristóteles Vaz  de Carvalho e Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário