quinta-feira, 16 de julho de 2015

Rocha Negra e a Igreja Católica

A Loja Maçônica Rocha Negra Nº 1 tem tido através dos tempos um bom relacionamento com a Igreja Católica, apesar da Loja ter sido fundada em plena efervescência da questão religiosa no Brasil. O historiador Celso Schrôder escreveu em suas memórias maçônicas, que nada menos que quatro sacerdotes católicos fizeram parte da Rocha Negra, a saber:

Padre Joaquim Veríssimo dos Anjos, de 1876 a 1878; padre Leonardo Felipe Fortunato, de 1889 a 1891; cônego Domingos Antônio Hipólito de Jaymes, de 1891 a 1900 e padre Tancredo Frederico Blotta, de 1919 a 1924. Apenas o padre Tancredo chegou a ingressar na Maçonaria depois de deixar a batina.

O fato mais extraordinário da relação Rocha Negra-Igreja, deu-se quando da construção da Igreja Matriz de São Gabriel. A loja, antes de fazer campanha para construir sua própria sede, movimentou-se para ajudar a construir a Igreja Matriz, certamente sob a influência do padre Joaquim Veríssimo dos Anjos.

O fato se passou da seguinte maneira:as obras de construção da Igreja foram muito demoradas, tendo sido paradas por diversas vezes, por falta de recursos. Apesar de ter sido lançada a pedra fundamental em 14 de março de 1863, sendo a primeira argamassa colocada pelo marechal João Propicio Menna Barreto, o Barão de São Gabriel e por Antônio da Cruz Jobim, o Barão de Cambai, em 1878 achava-se o serviço suspenso pelo motivo apontado.

Na Sessão Solene realizada em 1 de outubro daquele ano, resolveu a Loja que o produto da coleta costumeira das sessões, angariado no decurso de dois meses, fosse destinado a auxiliar o prosseguimento da construção do templo católico e que cada maçôm ficasse munido de uma lista para conseguir donativos para o mesmo fim.

Consultando-se as atas subsequentes, vê-se que as listas já acusavam em 19 de de novembro um total de Rs.1.300$000, quantia avultada para a época, fora o material de construção oferecido. Registrou-se ainda em 21 de janeiro de 1879, a oferta de Rs. 200$000, feita pelo associado da Loja, doutor Augusto Álvares da Cunha, permitindo esses recursos o reinicio, em 27 do mesmo mês, das obras da Igreja, que foram, como se vê, custeadas, nessa fase de construção, por importâncias angariadas pela Maçonaria. (Fonte: Livro "Rocha Negra, a Legendária", de autoria de Morivalde Calvet Fagundes)

Rocha Negra ajudou a construir a Igreja Matriz de São Gabriel. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário