quinta-feira, 9 de julho de 2015

Lembranças do passado

O jornal ”Diário da Tarde”, do dia 23 de novembro de 1914 publicou um interessante anúncio de venda de um imóvel:

Terreno a venda

Vende-se por 3:600$000 na Praça da Caridade, o terreno n. 11, frente ao nascente, amurado com bom tijollo, cal e areia, com gradil e portão de ferro, poço d’agoa quase potável. Frente 93 palmos por 180 de fundos. Tratar por obsequio com o senhor Agostinho Vianna.

O Coliseu Central

O “Coliseu Central” era o ponto de encontro da sociedade gabrielense nos anos 20 e 30. Apenas como curiosidade, a programação do dia 4 de outubro (falta o ano) colocava em cartaz o filme “O nono mandamento (Não duvidarás)”.

E os próximos filmes a serem exibidos eram “Uma noite de amor”, “Esposa ou artista”, “O sol da meia-noite”, “O terror”, “Excelso sacrifício” e “A tragédia de Lourdes”.

Concurso de beleza

A vida social na cidade era muito intensa naqueles anos. O “Diário da Manhã” publicou em sua edição de 21 de outubro, notícia a respeito de um concurso de beleza que se realizava em São Gabriel, com as seguintes competidoras: Eunice Cavalcante, Celina F. Barbosa, Lina Leove, Morgada Jobim, Cecy Azambuja, Eunice Faria, Zuraida Fischer, Hilda Cabeda, Ignês Ramos, Amélia Castro, Elisabeth Gonçalves, Geny Sclowitz, Júlia Soares, Maloca Azambuja, Maria Napoleão, Rosa Rezende e Marina Machado.

Casamentos e Carnaval
 
Eram realmente outros tempos. Notícias sobre “casamentos às obrigadas” eram bastante comuns. E os editais publicados nos jornais não poupavam, citavam nomes e o fato da moça ter sido desonrada. O noivo era chamado de indivíduo.

No Carnaval as entidades mais populares eram o “Grupo te arregaça e vem”, “Bloco a Ignácia tá braba e vem armada de chinelo” e a “Barata”. O botequim mais temido era o “Pau Bate”, que fazia jus ao nome. Volta e meia alguma briga por lá terminava em morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário