segunda-feira, 20 de julho de 2015

Política nos anos 20

Na política, a “Alliança Libertadora” pedia que votassem na eleição de 24 de fevereiro de 1927, para deputados federais, em Joaquim Francisco de Assis Brasil e Francisco Antunes Maciel.

Por outro lado, o Partido Republicano pedia que votassem para senador no doutor Carlos Barbosa Gonçalves, medico de Jaguarão, e para deputados em Domingos Pinto de Figueiredo Mascarenhas, de Bagé, doutor Ildefonso Simões Lopes, de Pelotas, doutor José Barbosa Gonçalves, de Pelotas e doutor Joaquim Luis Osório, também de Pelotas. A nota era assinada por Tito Prates da Silva, A.C. da Silveira, Manoel Bicca, Tertuliano V. Machado e Firmino de Oliveira.

Clima político acirrado

O jornal “Diário da Manhã”, da sexta-feira 12 de junho de 1929, publicou uma poesia, que demonstrava o quanto era acirrado o clima político em São Gabriel naquela época.

Ao tio Manduca (Com a grafia original)

Lendo as suas cinco sextilhas
Que são cinco maravilhas
De arte e de poesia
Ri, ri tanto, ri de tal sorte
Que quase levou-me a morte
Aquella estranha alegria.

Tio Lauthério deu o fora
E você decerto agora
Achando boa a pegada
Armou-se de caipirismo
Que são quase gallicismos
E vem topando a parada.

Mas meu caro palanista
Não zangue nem erga a crista
Com o que vou lhe dizer:
Tome liçções do Lauthério
Que é bom poeta e mui sério
E depois volte a escrever.
Pode discurso deitar
Comigo pode brigar
Que eu cá não me impressiono.

Pode vir a decisão
pra deixar a oposiçção
Dormindo sem estar com somno.
Por hoje chega Manduca
Vamos ver quem me retruca.
Chega os versos que ora faço
E se a bocca eu callo agora
Se não lhe serro as esporas
É so por falta de espaço.

Assinado: Niquinho 

(Fonte: Jornal "Diário da Manhã", de São Gabriel - Jornal extinto) 

Joaquim Francisco de Assis Brasil foi candidato a deputado federal, em 1927, pela "Alliança Libertadora". (Foto: Maragato Assessoramento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário