terça-feira, 7 de julho de 2015

Um ícone da culinária campeira

Aroldo Torbes Guedes é sem dúvida alguma o melhor preparador de pratos da culinária gaúcha, que existe em nosso Estado. Filho de São Gabriel, a cada rodeio, festa campeira e evento tradicionalista lá está ele, seja apenas participando ou fazendo o que mais gosta: cozinhar. Cada prato campeiro por ele feito, tem como tempero principal o “amor e carinho” pela culinária gaúcha.

O responsável por este blog pode testemunhar a incrível capacidade de cozinhar de Aroldo, de quem é amigo há muitos anos. E usou de seus dons culinários quando era presidente da SER São Gabriel, contratando-o para memoráveis jantares.

Aroldo, levando consigo talento e habilidade na culinária campeira, já percorreu quase todo o Rio Grande do Sul, Brasil, Argentina e Uruguai, levando consigo o “dom” que Deus lhe deu.  Ele é um verdadeiro ícone da cozinha gaúcha. Já perdeu as contas de quantas vezes participou e venceu provas de “Culinária Campeira” pelo Rio Grande do Sul e Brasil, pois por onde passa deixa sua marca registrada.

Além da culinária campeira, Aroldo Guedes é um tradicionalista que participa de rodeios e festas campeiras, seja concorrendo ou responsável pela “boca do brete”, soltando as reses, para os laçadores lançarem a armada e conquistarem os 10 pontos.

Ele é um dos poucos tradicionalistas de São Gabriel, junto com Marco Moreira e Luis Pedron, que participou de todas as “Cavalgadas da Chama Crioula”, realizadas desde 1986, quando aconteceu a primeira delas, que saiu da Estância do Cuentrilho, do doutor Macedo Cuervo, na localidade de Passo do Ivo.

Aroldo Guedes com sua fidalguia e amizade, trata cada amigo com simplicidade, respeitando a todos. E com este seu jeito humilde tem conquistado amizades por onde passa. Sua singeleza é algo que cativa cada pessoa que consigo convive, e deixa um legado de amor às coisas de nosso chão.

Suas histórias e andanças são muitas por este mundo grande de Deus, desde o desafio de uma senhora que lhe disse: “Se eu perder para você amanhã na prova de culinária, eu não uso mais saia”. E, com o desafio lançado, a “senhora” não foi páreo para Aroldo Guedes e, sua aposta, teve que ser apenas uma brincadeira, pois perdeu a prova.

Entre as façanhas deste ícone, venceu prova de culinária quando estava “amanhecido” de um baile gaúcho e de “ressaca”. Mas com simplicidade e amor pelo que faz, deixou a todos impressionados. “Como pode acontecer isso, de o Aroldo vencer?” Pode sim, com seu talento e gêniialidade na cozinha campeira, aliados ao tempero principal, comida feita com amor e carinho, e o gosto pelo que faz.

Em rodeios e festas campeiras já visitou Olímpia e o Rodeio de Barretos, em São Paulo, deixando sua marca e proporcionando aos brasileiros de todos os lugares que lá estavam, saborearem uma verdadeira comida gaúcha, com o tempero e sabor da marca Aroldo Guedes.

Na Argentina e Uruguai, junto a “Tropilha da Floresta”, do tradicionalista Reinaldo Menezes, deixou os “Hermanos” enlouquecidos de prazer, com  seus pratos típicos do Rio Grande do Sul, mostrando aos vizinhos como se faz uma comida simples, mas saborosa.

Nos pagos do Rio Grande do Sul, Aroldo Guedes é respeitado por todos, seja como tradicionalista ou como chefe de cozinha, contando com o auxilio de sua equipe de trabalho, que sempre lhe dá um grande respaldo, espalhando o sabor de uma comida tipicamente gaúcha.

Nos jantares e fandangos da “Terra dos Marechais”, ao se saber que a cozinha estará a cargo de Aroldo Guedes, já é sucesso garantido, pois todos que conhecem seu trabalho, saem satisfeitos e com a certeza que degustaram um prato feito com carinho e amor.

Para Aroldo Guedes não existe tempo feio, seja com chuva, frio, calor ou temporal seus pratos típicos são feitos da mesma maneira. O tempo é apenas um segundo plano.

Além da habilidade e genialidade na cozinha campeira, é um incentivador do surgimento de novos tradicionalistas, mostrando a cada criança com quem tem o prazer de conviver, o verdadeiro amor às tradições de nosso Estado. Tudo que Aroldo faz no Movimento Tradicionalista é de coração. (Fonte: Blog Mundo Tradicionalista)




Fotos: Blog "Mundo Tradicionalista)


Aroldo Guedes e Marco Moreira. (Foto: Arquivo de Aroldo Guedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário