segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Gabrielenses que dão nomes a cidades

Assis Brasil (Acre)

Assis Brasil nasceu no antigo seringal Paraguaçu, explorado em 1958 pelos irmãos Freire, do Maranhão. Em 1958 foi denominada "Vila de Assis Brasil", em homenagem ao gabrielense Francisco de Assis Brasil, o político e diplomata que negociou juntamente com o Barão de Rio Branco, Ministro de Estado das Relações Exteriores, a compra do Acre do governo boliviano. Foi de sua responsabilidade a redação do Tratado de Petrópolis que definiu a posse desse território pelo Brasil.

Assis Brasil está localizado à margem esquerda do Rio Acre. Ao sul de Assis Brasil, do outro lado do rio, está a cidade de São Pedro de Bolpebra, pertencente ao departamento de Pando, território boliviano. A oeste da sede municipal, também ao sul do território do município, encontra-se o Rio Yaverija que desemboca na margem direita do Rio Acre. Neste local está situada a cidade peruana de Iñapari. Este ponto constitui-se no ponto tripartite Brasil-Bolívia-Peru, junção de três fronteiras.

Em 1976, Assis Brasil foi elevada à categoria de município sendo desmembrada do Município de Brasiléia. Fonte: TCE do Acre)

Plácido de Castro (Acre)

O Município de Plácido de Castro, foi criado em 30 de março de 1963. Inicialmente o local era uma colocação de seringueiros, passando posteriormente a depósito do Seringal São Gabriel, com o nome de Pacatuba. Em 1922 com o crescimento do povoado recebeu o nome de Plácido de Castro, em homenagem ao herói da revolução acreana.

Seu surgimento deu-se em razão da posição comercial estratégica para compra de borracha, castanha e fornecimento de mercadorias, função de entreposto que concentrava toda produção da rica e vasta região boliviana. Obteve sua autonomia pela Lei Estadual n.º 568, de 14 de maio de 1976 e tendo sua efetiva instalação dia 30 de março de 1977.

Alfândega de Assis Brasil, "Estrada Para o Pacifico Brasil - Peru" (Foto: Cidades do Meu Brasil)

Rua central de Plácido de Castro. (Foto: Site oficial de Plácido de Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário