terça-feira, 18 de agosto de 2015

Expedição Mesossaurus

Um grupo de aventureiros e pesquisadores, entre eles geólogos, universitários, ambientalistas e Organizações Não Governamentais (Ongs) de São Gabriel, criaram a chamada “Expedição Mesossaurus”, com o objetivo de divulgar o sítio paleontológico existente na região do Passo do São Borja, distante 60 quilômetros da BR-290. A intenção era de criar um ponto turístico de cunho cientifico, histórico, ecológico e de aventura no local.

No dia 9 de junho de 2005, no Centro de Eventos da cidade, foi feita a apresentação do projeto à imprensa local. Nos dias 11 e 12 as equipes de pesquisadores se deslocaram para o Passo do São Borja, onde foi montada uma estrutura de apoio e de logística, que assegurou o sucesso da Expedição.

Na ocasião foi criada a “Trilha Mesossaurus”, que a partir de uma caminhada em meio a mata, chega até as margens do rio Santa Maria, onde o único acesso é possível com a realização de um rapel de 15 metros, chegando no afloramento dos fósseis de mesossaurus, com 250 milhões de anos.

No retorno a trilha, uma surpresa: batizado de “Vale das Esferas”, os aventureiros descobrem mais formações rochosas que parecem um encontro de planetas e astros celestes brotando do rio e da rocha.

Com o apoio da “Associação Gabrielense de Busca e Resgate” e da “União Gabrielense de Radio Operadores“, com o acompanhamento da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de São Gabriel, a Expedição busca desvendar essa região, com levantamento técnico de fauna, flora e das formações rochosas que revelam os fósseis de Mesossaurus do período permiano. Tratando-se de objeto de estudo de uma época distante, hoje e tratado pela comunidade científica internacional como um importante sítio paleontológico localizado no Rio Grande do Sul. (Fonte e fotos:  Alfredo Dubois )



Nenhum comentário:

Postar um comentário