terça-feira, 20 de outubro de 2015

O patrono da emancipação de Capão do Leão

A família Teixeira Victoria nasceu do casamento de Idylio com Alayde Rosado Teixeira, filha de José Marcos Rodrigues Teixeira e Maria do Carmo Rosado, em 1912 em São Gabriel. Alayde nasceu em 19 de agosto de 1895 em Pelotas.

Eles tiveram os seguintes filhos: Iracema Teixeira Victoria, nascida em 19 abril de 1912, em São Gabriel;  Maria Manoela Teixeira Victoria, nascida em 15 julho de ??? e Ruy Teixeira Victoria, que nasceu em 25 julho de 1914, também em São Gabriel e faleceu em 21 março 1991, em Pelotas.

Ruy Teixeira Victoria casou-se com Amália Iracema Fonseca Ribeiro, filha de João Abadie Ribeiro e Leocádia Ursulina Fonseca, em 12 de dezembro de 1942 em Monte Bonito. Amália nasceu em 23 de fevereiro de 1918 em Pelotas. Ela faleceu em 2 de abril de 1976 em Pelotas. Ruy também casou com Marigene de Souza Cunha, nascida em 22 de outubro de 1944.

Em 1919 os pais de Ruy transferiram residência de Rosário do Sul, onde moravam, para Capão do Leão, Corredor das Tropas, próximo ao Cerro das Almas, então IV distrito de Pelotas. Seu pai, nesse ano, foi nomeado escrivão para o Cartório Distrital vago com a morte do seu tio Pedro dos Santos Victoria. Nesse mesmo ano sua família foi morar nesta cidade, na atual Avenida Narciso Silva.

Ruy fez os estudos primários na escola Municipal dessa cidade, regida pela professora Francisca Pereira. Matriculou-se, após, no Ginásio Gonzaga, em Pelotas. Em 1930 passou a trabalhar com seu pai, no Cartório Distrital. Foi nomeado ajudante do escrivão em 1935, depois de servir no 9o R.I., como voluntário.

Em 1951, depois de prestar concurso público foi nomeado Escrivão Distrital, cargo que exerceu até 1972, data de sua aposentadoria. Nesse ano foi convidado pelo então prefeito de Pelotas, Ary Rodrigues Alcântara, para exercer o cargo de subprefeito, que ocupou até a transferência para seu sucessor, o saudoso senhor Enedino Silva.

Nesse longo período de atividade funcional sempre participou de organizações comunitárias, tendo sido presidente do Santa Tecla Futebol Clube por três vezes, da Liga Leonense de Futebol, do Clube Leonense, do Núcleo Comunitário de Desenvolvimento.

Também foi agraciado com títulos honoríficos do Independente F.C., do Centro Espírita e de outras entidades. Após a emancipação e criação do município do Capão do Leão, fundou e presidiu o Partido Democrático Social (PDS).

Foi acima de tudo um ardoroso emancipacionista, tendo participado com entusiasmo do primeiro movimento em 1963 e do segundo em 1982, vitorioso com a criação do município, do qual se orgulha de ter delineado o mapa com suas divisas atuais. Foi-lhe concedido o título honroso de “Patrono da Emancipação”. (Fonte: Texto “Um leonense”, de Vanderlei Petiz, publicado no jornal “Tribuna do Sul”, edição de 16-05-1992)

Ruy Teixeira Victória, em 7 de setembro de 1969. (Foto: www.capaodoleao.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário