terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tornados em São Gabriel

A tarde de 16 de março de 2014, um domingo, não será esquecida por muito tempo pelos moradores das localidades de Azevedo Sodré, Lagões e Santo Antônio, que foram surpreendidos com a passagem de um tornado, que derrubou postes, decepou árvores, destelhou casas e dizimou lavouras.

Na localidade de Azevedo Sodré até postes de concreto e uma torre de transmissão de dados foram derrubados. O fenômeno afetou também o interior do município vizinho de Cacequi, onde seis casas tiveram danos na comunidade do Cedro. Uma delas ficou totalmente destruída.

Fortes áreas de instabilidade atuaram na região no final da tarde e provocaram fortes chuvas em curto período, acima de 100 mm em poucas horas. Os tornados, mesmo não sendo muito freqüentes, são comuns no Rio Grande do Sul e podem ocorrer em qualquer época do ano.

A maioria dos registros visuais costuma ocorrer no verão, contudo os episódios mais graves neste século se deram durante o inverno e a primavera, sobretudo à noite, quando não há filmagens.

As autoridades classificaram o tornado como de classificação F1, ventos entre 100 km/h e 200 km/h, numa escala em que o F5 é mais intenso.  Felizmente não teve ninguém ferido, apesar do susto que os moradores levaram.

A Defesa Civil distribuiu lonas, porém os moradores tiveram prejuízos dentro de suas casas, pois após o tornado a chuva caiu forte na região, totalizando 91 mm na sede do município.

Outras situações parecidas, mas menos intensa já aconteceram no município. Em 6 de novembro de 2008, o ar quente e úmido de origem tropical provocou chuva pela madrugada e durante a manhã do dia 6. Por volta das 10h30min a chuva forte atingiu a cidade, com queda de 11mm em apenas uma hora. Na parte Oeste da cidade e no centro a chuva intensa trouxe alagamentos e mais de 40 mm foram registrados em somente uma hora.

A Estação do Inmet, próxima ao Rio Vacacaí não registrou vento maior que 30 km/h, mas em uma pequena faixa no outro lado da cidade o vento foi intenso a ponto de provocar destelhamentos e danos. A área afetada começava próximo a Urbano Agroindustrial, seguindo pelo Bairro Trinidade e Cidade Nova, atingindo inclusive a Escola Marques Luz, o quartel do 9º RCB e mais de 50 casas. 

A Defesa Civil informou que se tratava de um tornado F0, com velocidade variando de 65 a 118 km/h. Um morador disse ter visto um “cone” descendo do céu.

No dia 20 de fevereiro de 2009, São Gabriel conheceu um dos piores temporais da última década. Já havia chovido na noite anterior, mas o dia 20 foi marcado por forte calor com máxima de 34,9ºC na Estação do Inmet, onde a umidade não baixou de 50 % naquele dia.

Em São Gabriel a pressão seguia em queda ao longo da tarde, atingindo 991,2h cerca de uma hora antes da tempestade. Por volta das 18 horas o céu foi escurecendo, com forte barulho contínuo o que é caraterística de tempestades de granizo.

Pouco depois da 19 horas se abateu sobre o município uma violenta tempestade. A chuva veio torrencial, com granizo e muito vento. A Estação do Inmet registrou ventos de 117,4km/h, que devem ter sido mais intensos em alguns locais, e chuva de 19 mm em uma hora, sendo que em duas horas o acumulado já chegava a 48,8mm. Em poucos minutos mais de 200 casas haviam sido danificadas.

Os meteorologistas não descartaram a possibilidade de que um tornado tenha atingido o município naquele dia 20. Na BR-290, já nas proximidades da cidade uma árvore caiu em cima de um carro que estava estacionado. E ainda houve queda de muitas árvores. Um silo da armazenagem de grãos da Urbano Agroindustrial foi transformado em um monte de ferro retorcido. (Fonte: Jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre e jornal "Diário de Santa Maria")

Tornado em Azevedo Sodré, causou estragos em muitas casas. (Foto: Jornal "Diário de Santa Maria")

Nenhum comentário:

Postar um comentário