sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Marechal Cantuária

O Marechal João Thomaz de Cantuária nasceu em Porto Alegre no dia 24 de setembro de 1835 e faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1908, deixando uma brilhante fé de oficio e uma lembrança verdadeiramente grata a todos que com ele privaram. Era viúvo e pai de um casal de filhos. Foi uma figura de grande destaque no Exército Brasileiro. Tinha longas barbas alvinitentes e um belo porte militar.

Iniciou a carreira militar em 30 de março de 1854, assentando praça, voluntariamente, no 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, o “Boi de Botas”, em São Gabriel, onde ficou até 14 de abril de 1855. Ali foi nomeado Alferes aluno para a Arma de Artilharia, constando de seu currículo a seguinte formação acadêmica:

Curso de Artilharia (Escola Militar); 2º ano da Escola de Aplicação; Curso de Engenharia Militar (Escola Central); Exercícios práticos da Escola de Aplicação; Aprovação plena nas matérias práticas da Arma de Artilharia; Bacharel em Matemática e Ciências Físicas (Escola Central); e Curso de Engenharia Civil (Escola Central).

Combateu na Guerra do Uruguai, também chamada de Guerra contra Aguirre e na Guerra do Paraguai. Tomou parte em vários combates, tendo sido artilheiro da Retirada da Laguna, ocorrida em 1867, da qual é considerado um dos heróis. Por sua atuação durante toda a guerra, foi agraciado com o título de cavaleiro da Ordem de São Bento de Aviz, em 24 de janeiro de 1871.

Recebeu, ainda, em 11 de abril de 1872, a medalha concedida às Forças Expedicionárias da província de Mato Grosso, e, em 6 de junho do mesmo ano, a medalha da Guerra do Paraguai, pela atuação por dois anos na campanha contra o país vizinho. Além destas, foi condecorado com as medalhas concedidas pela República da Argentina e pela República do Estado Oriental do Uruguai, referentes ao mesmo conflito.

Com a Proclamação da República, foi nomeado marechal em 1900. Foi comandante da Escola Militar do Rio de Janeiro e diretor do Arsenal de Guerra.

João Thomaz Cantuária ainda comandou a 3 ª Região Militar em 1896, com a missão de consolidar a Paz de 93 firmada em Pelotas. Depois foi Ministro da Guerra, de 6 de novembro de 1897 a 15 de novembro de 1898, durante o governo de Prudente de Morais, substituindo Carlos Machado de Bittencourt, que fora assassinado.

Em 1898 foi o primeiro Chefe do Estado-Maior do Exército, órgão criado pelo Marechal João Nepomuceno Medeiros Mallet, filho do heróico Marechal Emílio Mallet, patrono da Artilharia do Exército.

Exonerado do Comando do 3º Distrito Militar (atual 6ª Região Militar), o Marechal Cantuária foi nomeado para o importante cargo de Ajudante Geral do Exército. O marechal Cantuaria é denominação histórica da 6ª Região Militar, por iniciativa do General de Divisão, João Carlos Rotta, quando comandante daquela região. (Fonte: Diversas publicações militares)


Nenhum comentário:

Postar um comentário