quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Romaria da Terra

São Gabriel foi sede da "39ª Romaria da Terra", realizada dia 5 de fevereiro, tendo como tema “Cuidar da Terra, Casa Comum”.  Esta edição celebrou os 260 anos do martírio do índio Sepé Tiaraju e de seus 1.500 companheiros na luta pela Terra e pela vida. A Romaria propôs uma reflexão sobre o cuidado com a Terra diante da realidade de violência, de exploração e de esgotamento.

Neste ano, também integrou a programação da Romaria o "Encontro do Povo Guarani", que ocorreu entre os dias 5 e 7 de fevereiro. O evento reuniu representantes de comunidades indígenas que rememoraram a história de luta dos povos indígenas, bem como marcaram a data da morte de Sepé Tiaraju, dia 7.

Estiveram presentes lideranças nacionais e internacionais. Em seguida, nos dias 7 e 8, aconteceu o "11º Acampamento da Juventude", um espaço de reflexão e articulação da juventude do Estado. Ambas as atividades ocorreram no "Parque Rincão das Carretas", em São Gabriel.

A "39º Romaria da Terra" foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS) e teve o apoio da CNBB Regional Sul III, Diocese de Bagé, e Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Equipe Sul. A celebração da Romaria deste ano foi realizada por Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, Rondônia, e presidente nacional do Cimi. 
     
Há 38 anos, em 1978, no município de São Gabriel, aconteceu a primeira Romaria. Desde então, ela é realizada todos os anos, sempre na terça-feira de Carnaval. As três primeiras edições da "Romaria da Terra" foram celebradas em São Gabriel. 

A primeira, em 1978, na localidade de Caiboaté, e as duas seguintes, na Vila de Tiaraju. Na edição deste ano, o encontro retorna às suas origens, sendo realizado no local exato do martírio de Sepé Tiaraju: às margens da Sanga da Bica. 

Em 2016, completam-se 260 anos da morte de Sepé Tiaraju e de mais 1,5 mil indígenas que tombaram defendendo sua gente e sua terra das forças invasoras, convictos que estavam de que aquele punhado de chão sagrado lhes havia sido dado como um grande presente por Deus e pelo Arcanjo São Miguel, os únicos que teriam o direito de lhes "deserdar" da terra em que habitavam.

Desde o ano de 2005 o "Acampamento da Juventude" faz parte da Romaria. Jovens de todo do Estado e de várias regiões do país participam desse espaço para debater, refletir e celebrar o tema proposto pela Romaria a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento é um espaço sócio-político-formador e surgiu por iniciativa da própria juventude. (Fotos: Blog da Romaria)








Nenhum comentário:

Postar um comentário