segunda-feira, 20 de junho de 2016

Uma relíquia esportiva

O Sport Club Gabrielense foi o primeiro time de futebol a ser fundado em São Gabriel, isso em 1909, mas não se sabe o dia e o mês. O que se sabe de concreto é que nos primeiros tempos sua sede se localizava na casa funerária de propriedade do cidadão uruguaio Ramon Monteavaro, que ficava na Praça da Matriz, no local onde hoje se encontra o Supermercado Nacional.

Os fundadores do clube e participantes da primeira Diretoria foram os desportistas Pasqual Gallo, Manuel Francisco Pereira, Godofredo Codevila, Serafim Arede, Ambrósio Lock e Carlos V. Pinto e o próprio Ramon Monteavaro, falecido em 1938, entre outros.

O amigo e pesquisador Douglas Marcelo Rambor, de Três Coroas (RS) em suas andanças por bibliotecas, museus, federações e sedes do clube, encontrou nos arquivos da Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa), a relíquia abaixo, um telegrama datado de 6 de abril de 1915, do Sport Club Gabrielense, remetido  ao antigo clube de futebol da sociedade, o "Fussball Mannschaft Frisch ", comunicando a eleição de sua nova Diretoria.

"Em sessão realizada dia 21 de março, foi eleita e empossada a 4 do corrente a seguinte Diretoria para reger os destinos da entidade no decurso de 1915 e 1916:

Presidente: Ramon Monteavaro (reeleito); Vice-Presidente, Gabriel Coimbra Meyer; 1º Secretário, Octaviano Brandão; 2º Secretário, Antônio Falcão Borges (reeleito); Thesoureiro, Gabriel Leher; Adjunto do Thesoureiro, Waldomiro Souza (reeleito); Orador, doutor Jayme Maciel (reeleito); 1º Capitão, Annibal Machado; 2º Capitão, Nemo Soares Maciel; Directores: Leoncio Cabral, tenente Octavio de Paula Costa, Napoleão Duch, Lucien Joucla, Octacilio Macedo e Terto Machado.

Aproveito a occasião, para reiterar vos o protesto de nossa elevada estima e apreço

Octaviano Brandão

Secretário


Nenhum comentário:

Postar um comentário