sexta-feira, 22 de julho de 2016

Professora Ruth Farias Larré

Ruth Farias Larré nasceu em 29 de agosto de 1938 no "Rincão da Invernada", no interior de São Gabriel. Era formada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, atual Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e começou a lecionar aos 16 anos. Também foi secretaria da Inspetoria Seccional do ensino Secundário e coordenou o Clube de Teatro no Colégio Estadual Manoel Ribas.

A professora integrava a Academia Santa-Mariense de Letras, onde foi presidente, e a Associação Amigos da França, além de ministrar aulas de redação e português em sua casa. Era uma referência na área para Santa Maria e região.

Está presente em todas as publicações de produções coletivas da Associação e da Academia Santa-Mariense de Letras. Recebeu a Medalha do Mérito Literário da Associação Santa-Mariense de Letras, foi professora homenageada na Feira do Livro de Santa Maria em 1998 e Patronesse da Feira do Livro de São Sepé em 2012.

Publicou dois livros de autoria própria: "Receita de Homem e Outros Poemas", de 2000, e "Poemas e crônicas em sombra e luz", de 2008. Junto com a professora Solange Fonseca Kraetzig em 1980, publicou o livro didático "Textos para vestibular". Além disso, foi protagonista de alguns espetáculos e participou e coordenou recitais poético-musicais.

Ruth era casada com o escritor José Bicca Larré, 85 anos, com quem teve três filhos: Ludwig, Flavio (já falecido) e Gustavo. Ainda ajudou a criar dois filhos do primeiro casamento de Bicca. Ela tinha uma neta, Helena, e era irmã do militar da reserva e divulgador da doutrina espírita Teltz Cardoso Farias.

Ela faleceu em 25 de março de 2015, em Santa Maria, aos 76 anos. Estava internada desde o dia 2 de março, onde tratava de complicações causadas por um câncer. Há pelo menos uma semana, estava em estado gravíssimo no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). (Fonte: Jornal "Diário de Santa Maria)

O ano passado, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação e as escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino (RME), promoveram o Primeiro Concurso Literário de Poesia - Troféu Ruth Farias Larré, com o tema “Vidas transformadas em poesias”.  

Na Feira do Livro de Santa Maria, que aconteceu de 23 de abril a 8 de maio deste ano, a  escritora homenageada foi Ruth Farias Larré. Ela sempre foi presença constante na praça Saldanha Marinho nos dias de Feira. (Fonte: Diversas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário