quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Homenagem merecida


Talvez nem todos os gabrielenses saibam que o trevo localizado logo após a ponte do rio Vacacai, em direção ao Bairro Bonfim, tem nome. Chama-se "Trevo Gabriel Dotto", graças a um Projeto de Lei da vereadora Sandra Xarão, aprovado pela Câmara Municipal, em julho de 2014. Gabriel Dotto viveu praticamente toda a sua vida no Bairro Bonfim.

Era filho de Carlos Miguel Dotto e Angélica Pivetta Dotto, tendo nascido em 22 de junho de 1918, em Vale Vêneto, distrito de Cachoeira do Sul, hoje município de São João do Polêsine, 4ª Colônia da imigração Italiana, 

Em meados de 1950 veio para São Gabriel com a esposa senhora Albina Venturini com quem teve 11 filhos. Em 2 de abril de 1957, a esposa faleceu repentinamente. Após muito sofrimento pela perda de sua primeira esposa o senhor Gabriel casou-se novamente, desta feita com a senhora Amélia Bortoluzzi, com quem teve mais 5 filhos, totalizando 16, todos vivos até hoje.

Quando veio para São Gabriel Gabriel Dotto instalou-se no bairro Bonfim onde montou uma oficina mecânica, para dar assistência técnica ao maquinário dos plantadores de arroz. Como mecânico torneiro atendia a os agricultores locais, colocando a disposição de todos os seus conhecimentos e habilidades, que por décadas foram muito solicitados pela sua grande competência. 

Já residiam no Bairro Bonfim os parentes Ângelo e Matilde Dotto, que intermediaram a compra da chácara que pertencia ao senhor Honorinho, onde Gabriel instalou a sua oficina mecânica e também dedicou-se ao cultivo de hortaliças. A referida chácara foi loteada entre os filhos, se constituindo na hoje conhecida “Vila Dotto”.

Gabriel residiu no local até o seu falecimento, ocorrido em 11 de maio de 2013, aos 95 anos de idade.Seu maior legado foi o de ter sempre ajudado ao próximo, socorrendo os lavoureiros e ensinado gratuitamente o seu ofício paraa quem quisesse aprender. Além disso foi um homem religioso, fiel a Deus, e a igreja e que sempre se fazia presente nas missas de domingo.

Por ter sido um homem disposto a sempre estender a mão as pessoas, por ser referência na área de mecânica de maquinários agrícolas, indispensáveis para a agricultura local, e por ter residido a maior parte de sua vida no Bairro Bonfim, a vereadora Sandra Maria Borges Xarão Teixeira, denominou para a história de nossa cidade, o "Trevo de acesso ao Bairro, como Gabriel Dotto". (Fontes: Rubem Natal Dotto, filho de Gabriel Dotto e Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Sandra Xarão e Relações Públicas, Helenice Filha.)

Gabriel Dotto faleceu em 2013, aos 95 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário