quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Estância do Boqueirão

É uma propriedade rural muito antiga, com mais de 100 anos de existência. Fica na localidade de Faxinal, no Distrito de Catuçaba.Seu primeiro dono foi Januário Chagas, que em 1906 a vendeu para Ilo Bicca, recebendo como parte do pagamento, a "Estância do Carangueijo", localizada próximo a Santa Maria.

Ilo Bicca era bisavô de Malu Bragança, e avô de Dórian Bragança, casada com o engenheiro Ricardo Bragança. Ilo, posuia outras estâncias próximas a do Boqueirão: Cedro, Cantagalo, Guabiju, Santa Bárbara e Boa Vista. E juntou todas, tornando-se a Estância do Boqueirão a sede de suas propriedades.

Segundo Malu, seu bisavô comprou  a Estância quando tinha 18 anos de idade. Foi casado com Florinda Fernandes. Após seu falecimento, em junho de 1969, a sede da estância foi herdada por seu filho José Bicca, casado com Doramia do O', pais de Ilo, Marco Aurélio, Dalanne, Dorian e Florinda, casada com Jorge Luiz Fagundes da Silva.

Na Estância do Boqueirão são desenvolvidas atividades como a pecuária, com criações de gado Devon, ovinos para consumo e criação de cavalos "Quarto de Milha". E na agricultura, plantios de pastagens de inverno e verão.

Um fato interessante ocorreu na propriedade, em setembro de 2006, quando lá foi encontrado um fóssil de 270 milhões de ano, por uma equipe de pesquisadores da Unipampa e UFRGS, quando participavam de uma atividade de campo. (Fonte e foto: Página de Malu Bragança, no Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário