quarta-feira, 19 de julho de 2017

Uma gabrielense de destaque

A escritora Ieda Cunha Cavalheiro, que já foi presidente da Casa do Poeta Riograndense é filha de São Gabriel, onde nasceu em 23 de março de 1950. Reside em Porto Alegre desde 1975. É mãe de três filhos: Emmanuel, Leonardo e Isabelle.

Uma intelectual de respeito. Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Direito, pelo Instituto Ritter dos Reis, de Canoas, RS. Foi professora primária, em São Gabriel e de Língua Portuguesa em Bagé.

Assessorou Delegacias de Ensino e da Secretaria Estadual de Educação (SEC), em Porto Alegre e atua como advogada em Porto Alegre e Grande Porto Alegre, desde 1988, como profissional liberal, exercendo a profissão, embora aposentada, desde 31 de março de 2005.

Escreveu para vários jornais-informativos do Estado, entre eles “O Imparcial”, de São Gabriel, onde publicou artigos sobre a Reforma do Ensino; Jornal: “A Razão”, de Santa Maria; Jornal da Escola Adventista de Porto Alegre; Revista do Lions - Club Porto Alegre – Redenção, entre outros.

No ano de 2006, criou e editou o Primeiro Informativo da Casa do Poeta Rio - Grandense, “Operário das Letras”. Em junho de 2006 assumiu a Presidência da Associação de Arte e Literatura da Zona Norte de Porto Alegre e a Presidência da Casa do Poeta Rio-Grandense em 24 de julho de 2007.

Livros publicados: “Sinfonia de Vida”, poesia; “O Peixinho e a Menina Triste”, conto infantil; “Nas Asas da Paz”, coletânea em Prosa e Verso; “Casa do Poeta 44 Anos”; “Casa do Poeta 46 Anos” e “Casa do Poeta Rio-Grandense 47 Anos”.  Participou de mais de 30 Coletâneas em Prosa e Verso, possui crônicas publicadas em alguns jornais. Foi Presidenta de 2007 a 2011 da Casa do Poeta Rio-Grandense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário