sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Lembrando o professor "Pelé"

O professor Luiz Célcio Araújo, o "professor Pelé", hoje dá nome a quadra de esportes da Escola Estadual XV de Novembro. A homenagem foi uma iniciativa de colegas, alunos e ex-alunos. Quando do descerramento da placa, na foto acima, mais de 100 pessoas prestigiaram o acontecimento.

Embora tivesse passado muito tempo de sua vida em São Gabriel, era natural de Caçapava do Sul. Começou a estudar no XV em 1969, onde se formou e trabalhou como professor de Educação Física, por mais de 40 anos.

Durante o período escolar, sempre participou como atleta das equipes esportivas, envolvimento que permaneceu mesmo depois de formado, quando passou a ser instrutor de várias modalidades, principalmente atletismo e basquete. Desde então, nunca mais parou de treinar os times do colégio.

Sargento aposentado do Exército e formado em Educação Física, pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), de Bagé, em 1990, "Pelé" teve sua relação com a escola formalizada apenas durante o ano de 1998, quando passou em primeiro lugar em uma seleção para professores temporários. 

Ele treinou as equipes juvenis de basquete e atletismo do XV de Novembro por puro amor ao esporte. Teve um professor em Caçapava que lhe deu a primeira oportunidade como atleta. O trabalho com os alunos do XV foi uma forma de retribuir o que conquistou através do esporte. Até hoje treina equipes de basquete da escola.

"Pelé"sempre foi timido e dono de uma voz grave, mostrando um sorriso de orelha a orelha. Além do talento como treinador, tendo perdido a conta de quantos títulos conquistou ao longo da carreira, tinha  e tem também habilidade para fazer amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário