quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Mulher de valor

Muitas foram as mulheres que se destacaram e se destacam nas mais diversas atividades em São Gabriel. Enumerar a todas constitui tarefa muito dificil, visto que se pode esquecer de alguém e cometer injustiças. No caso em questão, não corro esse risco, pois homenagear a amiga e política exemplar, Sandra Xarão, é apenas uma obrigação. 

A ex-vereadora Sandra Xarão (PT), esteve em visita a Cuba, em abril de 1998, representando o Brasil no Encontro Mundial de Solidariedade Entre as Mulheres. Na época ela estava fiiada ao PDT e era coordenadora da Mulher Trabalhista na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Em 6 de março de 2002 a Assembléia Legislativa do Estado realizou uma Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do "Troféu Mulher Cidadã" a cinco personalidades que se destacaram no Rio Grande do Sul, em atividades de promoção social.

Na época a deputada Jussara Cony entregou o prêmio a Sandra Xarão, vereadora de São Gabriel. Emocionada, esta não apenas agradeceu pela honraria, mas destacou ser o prêmio um incentivo a coerência.

E disse ter aprendido com seu saudoso pai, Lázaro Xarão, a amar a política e a sonhar com uma sociedade mais humana. Na foto acima estão Sandra Xarão (quarta da esquerda para a direita), com as demais homenageadas.

Sandra Xarão junto de Luiz Inácio Lula da Silva, o grande líder da esquerda brasileira, em 1987, quando de um Congresso em Brasília.

Sandra Xarão sempre esteve presente em momentos políticos importantes. Por várias vezes teve a oportunidade de se encontrar com o grande e saudoso líder trabalhista, Leonel de Moura Brizola, que era grande amigo de seu pai, Lázaro Xarão. 

E Sandra, em sua carreira política, sempre procurou seguir a risca um ensinamento de Brizola: "Devemos investir nas crianças para que as novas gerações tenham, sobretudo, a coragem para fazer aquilo que não fizemos".

Sandra Xarão, enquanto Coordenadora Municipal de Habitação, em São Gabriel, ganhou projeção nacional ao desenvolver um projeto que garantia às mulheres chefes de famílias, escrituras de casas populares construidas pela prefeitura local. Antes, quando as casas ficavam em nomes dos homens, era comum estes expulsarem as mulheres e filhos e ficarem com a casa.

Até a ONG Européia Chame/Themis enviou correspondência à Prefeitura, pedindo informações sobre o projeto, que foi encaminhado aos governos da Suíça, França, e Alemanha para que estes implementassem sistemas semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário