sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O fim do Hotel Brasil

Em 24 de outubro de 2015 fechou definitivamente as portas o "Hotel Brasil", que foi fundado em 1949 pelo que sei, pelo casal Félix Tamiosso e Ângelina Zannini Tamiozzo , naturais de Jaguari. Eles tinha cinco filhos, a saber: Oscar, Luiza, Dorvalina, Idalina e Idemar.

O hotel funcionava em um prédio na esquina das ruas Coronel Sezefredo e João Manoel. Quando a senhora Angelina faleceu em maio de 1976, o hotel foi adquirido pelo senhor Léu Garcia Brum, que morreu no dia 26 de junho de 2006, quando já estava casado com sua filha, dona Idalina. A negociação foi feita diretamente com os demais herdeiros.

Com a morte do senhor Léu, o hotel passou a ser administrado pela viúva Idalina, até seu falecimento em 15 de outubro de 2015.Sei que durou por 66 anos e foi símbolo de uma época antiga de São Gabriel. 

Lá se hospedava gente vinda de toda a parte, especialmente do interior do município. Foram muitas as vezes em que a S.E.R. São Gabriel, no tempo em que fui seu presidente, lá se concentrava em vésperas de jogos importantes.

O clube sempre contou com a colaboração do proprietário, que apenas cobrava as despesas de manutenção. De resto colaborava até com café da manhã, que era servido gratuitamente. O hotel fechou logo após o falecimento da senhora Idalina Tamiosso Brum, aos 91 anos.

Os herdeiros do hotel, pelo que fui informado, são três irmãos, filhos da senhora Dorvalina Tamiosso, irmã de Idalina, que não tinha filhos. Dorvalina foi  casada com o senhor Galdino Bevilacqua, ambos falecidos. 

Os herdeiros são: Maria Luiza Bevilacqua Bittencourt, casada com Francisco Bittencourt, Ivoni  Bevilacqua  Marcuzzo,  casada com  Darcizio Marcuzzo e Antônio Carlos Bevilacqua,  casado com Isabete Pozzebon Bevilacqua.

O hotel era conhecido por ter preços acessíveis. Com o fechamento, diminui a oferta de hotéis na cidade. Agora, resta saber o que será feito com o prédio - já há correntes que defendem a venda para novos empreendimentos e outros que defendem a preservação do prédio pelo valor histórico. É uma época que se encerra em São Gabriel. (Fonte e fotos: Maria Luíza Bevilacqua Bittencourt e "Jornal da Cidade", de Guido Ávila)



Foto antiga do Hotel Brasil. (Fonte: Arquivo de Paulo Ricardo de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário