sábado, 31 de março de 2018

São Gabriel das carretas


25 de julho de 1986. Há 200 anos a carreta faz parte do cenário urbano das ruas de São Gabriel. O carreteiro com suas quitandas é uma criatura estimada da população gabrielense. (Foto: Valdir Kaiser, publicada no blog "Guia da Bombacha")

Ano 1983, 12 de março. Uma carreta aproxima-se da ponte sobre o rio Vacacai, já de cimento armado. (Fonte: "Guia da Bombacha)

Ano 1958, 19 de março. Carreteiros do município de São Gabriel aproximando-se da cidade pelo Corredor das Pontes Brancas. Nota-se o piá tocando os bois na carreta da frente, seguido pelo pai. (Foto: Capa do livro "São Gabriel desde o principio", de autoria do saudoso historiador Osório Santana Figueiredo)

Ano 1940. O carreteiro é o gaúcho de aguilhada na mão, tão bravo como se estivesse de lança em punho. Aqui o vemos com suas carretas carregadas de bolsas de lã de ovelha, um dos principais produtos da pecuária rio-grandene. (Fonte: Livro "O Rio Grande do Sul", de Wolfgang Hoffmann Harnisch) 

Ano 1940. Carreteiros com suas carretas toldadas de santa fé deixando a cidade, na curva da antiga ponte de madeira, sobre o rio Vacacai. (Fonte: Livro "Rio Grande do Sul", de Wolfgang Hoffmann Harnisch) 

Ano 1932. Granja Campestre, do senhor Nabor Salgado. Belo cenário à margem do rio Vacacai, vendo-se em primeiro plano, os carretões em fileira com os arrasatões, alinhados para o começo da safra de arroz daquele ano. (Foto: Publicada no blog "Guia da Bombacha")

Ano 1923. 19 de março. A carreta que transportou a família do escritor Francisco D'Ávila Flores, da localidade de Pau Fincado, município de São Gabriel, para a cidade de Santa Maria. Assim ele a recorda: "Velha carreta que eu acompanhei, no meu petiço bragado, em viajada definitiva, das coxilhas gabrielenses até Santa Maria". (Fonte: "A tragédia da casinha branca", publicada no blog "Guia da Bombacha")

Nenhum comentário:

Postar um comentário