quinta-feira, 25 de julho de 2019

Uma gabrielense de destaque

A escritora Ieda Cunha Cavalheiro é filha de São Gabriel, onde nasceu em 23 de março de 1950. Reside em Porto Alegre desde 1975. É mãe de três filhos: Emmanuel, Leonardo e Isabelle.

Filha de Edelpídio da Silva Cavalheiro e Carolina Cunha Cavalheiro. Formou-se Bacharel em Letras pela “Universidade Federal de Santa Maria” (UFSM), Extensão em São Gabriel e Direito pelo “Instituto Ritter dos Reis”, de Canoas (RS), em 1988. Foi professora primária, em São Gabriel e de Língua Portuguesa em Bagé.

É professora primária e de Língua Portuguesa nos municípios de São Gabriel, Bagé e Porto Alegre. Assessora Jurídica da “1ª Delegacia de Educação”, em Porto Alegre. Assessora Jurídica da “Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul”. 

Professora de Língua Portuguesa, de Direito Administrativo e Direito Constitucional em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos na “Escola Coopper”, de Porto Alegre, “Escola Beta” e Associação de Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (Abojeris), na capital gaúcha.

É advogada em Porto Alegre e Grande Porto Alegre desde 1988, exercendo a profissão, embora aposentada como profissional liberal desde 31 de março de 2005.

Participou de mais de 30 “Coletâneas em Prosa e Verso”, e possui crônicas publicadas em alguns jornais.

Escreveu para vários jornais-informativos do Estado, entre eles “O Imparcial”, de São Gabriel, em 1972 e 1973, onde publicou artigos sobre a Reforma do Ensino; Jornal “A Razão”, de Santa Maria, em 1988, com publicações de poesias; Jornal da Escola Adventista de Porto Alegre, com artigos sobre “Direito da Criança e do Adolescente”; Revista do Lions - Club Porto Alegre – Redenção, com vários textos em poesia e prosa; “Academia de Artes Ciências e Letras Castro Alves” e “Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores”.

No ano de 2006, criou e editou o Primeiro Informativo da Casa do Poeta Rio – Grandense, “Operário das Letras”. Em junho de 2006 assumiu a presidência da “Associação de Arte e Literatura da Zona Norte”, de Porto Alegre e a presidência da “Casa do Poeta Rio-Grandense”, em 24 de julho de 2007.

NO MUNDO DAS LETRAS

Livros publicados: “Sinfonia de Vida”, poesia; “O Peixinho e a Menina Triste”, conto infantil; “Extrato de Amor”, infantil, “Amor e Tudo”, infantil, “Nas Asas da Paz”, coletânea em Prosa e Verso; “Casa do Poeta 44 Anos”; “Casa do Poeta 46 Anos” e “Casa do Poeta Rio-Grandense 47 Anos”. 

Tem várias obras por publicar, entre elas: “Sonetos de Ieda I” e “Sonetos de Ieda II”, além de crônicas, contos, ensaios e poesias. Possui mais de 300 textos em prosa e verso não publicados.

Decana do “Clube dos Escritores de Piracicaba”, da “Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil”, da “Associação de Arte e Literatura de Porto Alegre” e da “Confraria do Carreteiro Cinco Estrelas”.

Organizou como Presidente da CAPORI (RS), nos anos de 2007 e 2008 as Antologias tradicionais da “Casa do Poeta”, 43 e 44 anos, a última recentemente lançada no aniversário da entidade, no “Cafézinho poético-cultural”, que acontece no “Bar do Lupe”, sempre nas primeiras terças-feiras do mês.

Associada efetiva da “Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil” (AJEB), desde setembro de 2003, participando de “Palavras”, (Coletâneas 2003- 2004). Em 2006 foi  convidada para participar, tornando-se “Cônsul dos Poetas Del Mundo”, para a Zona Noroeste de Porto Alegre.

É associada efetiva, assumindo a “Cadeira de n° 12”, da “Academia Castro Alves de Artes Ciências e Letras”, de Porto Alegre. Seu livro “Sinfonia de Vida” foi lançado na 49ª Feira do Livro de Porto Alegre [2003].

Trata-se de uma resenha de seus textos de toda a vida, selecionados pelo editor, para encaminhá-la em seus primeiros passos literários ao mundo exterior, pois antes guardava na gaveta seus poemas e sonhos, enquanto lia e propalava os grandes autores brasileiros.

RECONHECIMENTO EM PREMIAÇÕES

Prêmios recebidos: em 1969, recebeu pela redação de “Brasil – Portugal, Duas Pátrias, Uma Só Família”, texto em prosa, 1º lugar no 3º ano normal, 1º lugar na “Escola Normal Menna Barreto”, 1º lugar na cidade de São Gabriel e 2º lugar no Rio Grande do Sul, pela “Editora El Ateneo do Brasil”.

Em 2001, recebeu o “Prêmio – A Mais Honrosa Poesia”, no Concurso Nelson Fachinelli de Efemérides, com seu poema “À Grávida”, então, associando-se à “Casa do Poeta Rio–Grandense”, da qual hoje é membro efetivo.

Em 2003, recebeu Menção Honrosa pelo poema, “Mãe e Só”, ilustrado por Tânia Arnold, na “25ª Expoesia”; em 2004, 1º lugar em poesia na “26ªExpoesia”, por seu poema “Almas Gêmeas”. 2º lugar em Ilustração por Vaneila Müller, e Menção Honrosa, por seu poema “Nós e a Flor”, ilustrado por Ivette Müller.

Menção Honrosa por seu poema “A Mário Quintana”, com ilustração de Ivette Müller, no “10º Concurso Imagens de Quintana”. 3º lugar em poesia, na “Expoesia” 2006, com o poema “Amigo” e Menção Honrosa, no “V Concurso Nelson Fachinelli de Efemérides”, com o poema “Saudade da Vovó” e a crônica “Parei Para Ver”.

Em julho de 2004, participou da fundação da Associação de Arte e Literatura da Zona Norte de Porto Alegre [Aalzon), entidade da qual foi 1ª Secretária e apresentadora dos Saraus da entidade, desde a fundação e depois foi Presidenta (2006 a 2008).

Em 2003/2004, foi Coordenadora do “IV Concurso Nelson Fachinelli de Efemérides”, e coordenadora geral do evento da “27ª Expoesia” 2005, promovido pela “Casa do Poeta”, com apoio da “FECI-INTER”, com mais de 70 obras de arte plástica inspirada em poesia, por mais de 100 participantes entre artistas plásticos e poetas.

ATUAÇÕES DESTACADAS

Participante de várias caravanas culturais da “Casa do Poeta”, inclusive como coordenadora, com participação com palestras e declamação em escolas no XII, XIII e XIV “Congresso Brasileiro de Poesia”, em Nova Hamburgo, sendo que nesse último participou como representante da presidência da “Casa do Poeta” e saraus da “Casa do Poeta”, de Canoas, Camaquã, Esteio, Casca, Teotônio e outras.

Revisora de Língua Portuguesa da obra “Antologia em Prosa e Verso” da “Casa do Poeta Rio–Grandense” (2005), publicada pela “Editora Plátanos”, Porto Alegre e da “Coletânea da CAPORI 42 Anos” (2006). Participação em vários jornais literários tais como “RS Letras”, “Tal” e “Qual, Mundo Mágico da Poesia” e outros, desde 2001.

Abriu caminho para a participação da Associação de Arte e Literatura da Zona Norte (Aalzon) em programa mensal de rádio na “Rádio Pampa FM”, na “Tribuna Popular”, de Altayr Venzon, desde maio de 2006, e participa com a CAPORI de outro programa mensal no mesmo espaço, desde julho de 2006. (Pesquisa Nilo Dias - Publicado no jornal "O Fato", de São Gabriel-RS, edição de 24 de julho de 2019)



Nenhum comentário:

Postar um comentário