domingo, 24 de junho de 2012

A Cigana Anita

*No princípio do inverno de 1944 chegou em São Gabriel um grupo de ciganos formado por várias famílias, viajando em autos e caminhões e estacionou em um vasto terreno baldio junto aos trilhos da antiga Viação férrea, onde fora em outra época a COMAIG, hoje galpão de espetáculos. O acampamento passou a ser chamado de “Companhia de Ciganos”.

Nesse acampamento eram desenvolvidas práticas ciganas como cartomancia, truques de magia e pelas ruas o grupo aplicava seus conhecimentos.

Entre os ciganos uma jovem chamava atenção pela sua alegria e doçura no trato dispensado aos jovens e aos doentes, principalmente aos mais velhos. Chamava-se Anita e com 40 anos de idade conquistou grande número de amigos que a visitavam o acampamento.

Adoeceu no mês de julho e agravada de uma doença, faleceu em uma das tendas do acampamento no dia 8 de agosto de 1944. A causa morte da Cigana Anita, segundo o Dr. Osvaldo Passos D'Utra, que lhe assistiu foi “câncer”.

A Cigana foi enterrada a tarde do mesmo dia com grande acompanhamento, inclusive com populares que aproveitaram a carona para andarem de automóvel, inacessível ao enterro dos pobres.

Não demorou muito tempo para aparecerem às primeiras velas na catacumba, os primeiros enfeites, as fitas coloridas, os lenços verme- lhos e os recortes amarelos. Aos poucos a crença foi se tornando fé virando devoção religiosa.

Hoje o túmulo da Cigana, logo na entrada, a esquerda do cemitério Municipal, é um atrativo no município. (Fonte: Livro "História de São Gabriel", do historiador Osório santana Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário