terça-feira, 14 de agosto de 2012

O cemitério de São Gabriel

*Em sessão solene realizada no dia 21 de julho de 1898 no Consistório da Igreja Matriz, foi transferido da extinta Irmandade do Santíssimo Sacramento e Anjo Gabriel, para a Santa Casa de Caridade, o Cemitério Municipal de São Gabriel . A entidade antes responsável havia recorrido a municipalidade, mas essa negou-se a ficar com a direção do cemitério, cabendo a tarefa à Santa Casa, que a desenvolve até hoje.

O cemitério que naquela época passava por uma fase decadente, recebeu um grande impulso da nova administração, transformando-se completamente. Foram construídos os muros laterais com carneiras, uma capela ao centro (1901) e a casa fora do muro para o zelador, na época provida de telefone.

A capela foi remodelada totalmente em 1979. Seus serviços de água foram ligados à rede da Hidráulica Municipal e aberto um segundo portão na frente, em 1978, para dar vazão ao público que lá comparece em dias consagrados aos mortos, além de outros melhoramentos. Em 1991 recebeu luz elétrica, uma antiga reivindicação.

O Cemitério da Santa Casa de Caridade começou a ser construído em 1862, numa área doada pelo brigadeiro José Maria da Gama Lobo Coelho D’Eça, Barão de Saican. Foi inaugurado no ano de 1864, amurado de tijolos, com portão de madeira e uma cruz de pau junto ao muro de fundo.

Alguns mausoléus chamam a atenção pela riqueza de suas arquiteturas e acabamentos, muitos em mármore. Essa estatutária é considerada a mais rica dos cemitérios do interior do Estado. (Fonte: Livro "História de São Gabriel", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

Rua principal do cemitério de São Gabriel. (Foto: Renata Senna da Veiga Cabral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário