sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Capela de Santa Brigida

*A Capela Santa Brígida foi construída no ano de 1932. A esposa do senhor Boaventura Ferreira da Silva chamava-se Brígida e era devota da Santa Brígida, a santa sueca. Estando o casal no Rio de Janeiro, a passeio, viera ela a falecer repentinamente.

A estação ferroviária chamava-se "Passo do Pinto". Na ocasião em que o historiador Osório Santana Figueiredo fez uma pesquisa daquele nome, teve de ir a Pelotas, onde entrevistou o senhor "Venturinha" com 88 anos, porém, lúcido e com boa memória. Ele contou o seguinte:

Ao morrer sua mãe no Rio de Janeiro, seu pai nomeou uma comissão, constituida dos filhos, para construir uma capela em homenagem a memória dela. Propôs ao Governo do Estado, construir uma estação, que não havia, nos moldes que desejasse. Em troca mudaria o nome de Passo do Pinto para o de Santa Brígida. A Estrada de Ferro aceitou e assim foi construída a Capelinha, e a estação passou a ser chamada de Santa Brígida, dando nome a todo lugar.

O historiador assistiu a sua construção, sendo inaugurada em 12 de dezembro de 1932. E depois em l936, ele entrou no colégio ao lado, completando o primário. Em 1938 recebeu a Primeira Comunhão naquela capela. Ela está descrita em um dos livros de Osório Santana Figueiredo.


A Capela de Santa Brigida ainda resiste a ação do tempo. (Fotos:  Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário