domingo, 26 de janeiro de 2014

Trem de passageiros

O jornal "A Federação", órgão oficial do Partido Republicano, era editado em Porto Alegre. Sua primeira edição circulou em janeiro de 1884 e a última em 10 de novembro de 1937. As publicidades abaixo foram publicadas na capa do jornal em várias edições, comunicando os dias e horários do trem que fazia a linha Santa Maria-Bagé. 

O trem saia de Santa Maria às terças, quintas e sábados, passando por Boca do Monte, São Pedro, São Lucas, Umbu, Cacequi, Azevedo Sodré, Bella Vista, São Gabriel, Vaccacahy, Suspiro, Ibaré, Três Estradas, São Sebastião e Bagé. O retorno se dava pelo mesmo sentido, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Nos seus primeiros tempos a rede ferroviária do Rio Grande do Sul foi arrendada por empresas estrangeiras, entre elas, a Companhia Belga "Compgnie Auxiliaire des Chemins de Fér em Brésil", que em 1920 foi encampada pelo Governo do Estado.



Um dos primeiros trens a trafegar em São Gabriel. (Foto: Livro "Tempos Bárbaros", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário