sexta-feira, 27 de março de 2015

O "Velho Lavrador"

*No ano de 1838 nasceu em São Gabriel, Sílvio dos Santos Paiva, cuja biografia resumiu assim a Enciclopédia e Dicionário Internacional:

Agricultor brasileiro. Nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 1838 e morreu em 1914. Dedicou-se ao comércio e pouco depois à lavoura. Abolicionista decidido manteve acirrada campanha contra os escravocratas, empenhando-se em rija polêmica com o conselheiro Ferreira Viana, por esse tempo presidente do Conselho de Ministros do Império.

Antes da Lei Áurea de 13 de maio deu liberdade a todos os seus escravos e pouco tempo depois desse ato (1887), fez-se republicano e acompanhou Silva Jardim nas suas conferências de propaganda no Rio de Janeiro.

Indicado o seu nome ao sufrágio eleitoral, foi vice-presidente daquele Estado. Tratando-se da valorização do café, e planejando-se um convênio entre os três principais Estados produtores, o “Velho Lavrador”, conforme então assinava os seus escritos, publicou vários artigos sobre o assunto e que foram muito apreciados.

Como vimos, já tivemos um gabrielense como vice-presidente de um dos Estados mais importantes da Federação, o Estado do Rio de Janeiro.

O gabrielense Silvio dos Santos Paiva, antes da proclamação da lei Áurea, já havia libertado todos os seus escravos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário