quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Manivela Foot Ball Club

O time do Manivela F.B.C., que deu origem ao E.C. Cruzeiro, que foi uma das melhores agremiações esportivas que São Gabriel conheceu. O Manivela, que tinha as cores verde e branco, participou de campeonatos amadores da cidade, desde a década de 1930. Seu sucessor, E.C. Cruzeiro preferiu o azul e amarelo.O Manivela tinha as cores verde e branco, mas o Cruzeiro escolheu o azul e amarelo. 

Durante a pesquisa que fiz para o meu livro "100 anos de futebol em São Gabriel", fiz a correção de um erro histórico, mostrando que o E.C. Cruzeiro não foi fundado em dezembro de 1951, como até então se acreditava.

Na realidade o clube estrelado nasceu no dia 31 de dezembro de 1952, a partir do Manivela F.B.C., visto que o Manivela F.B.C., disputou os campeonatos municipais de 1951 e 1952. O E.C. Cruzeiro só foi aparecer nos noticiários do jornal “O Imparcial”, em 1953. 

Na foto, publicada na coluna "As 10 mais de Dagoberto Focaccia, no jornal "Gazeta Gabrielense" aparecem Mainho, Granada, sargento Hélio, Clides, entre outros craques do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário