sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Igreja do Galo

*A Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Bonfim é popularmente conhecida como Igreja do Galo. Foi o primeiro templo de alvenaria erguido em São Gabriel, isso no distante ano de 1817. Foi matriz dos primeiros habitantes da Capela Curada de São Gabriel, da vila e depois da cidade, perdendo a primazia em 7 de dezembro de 1924, quando foi inaugurada a atual Igreja Matriz.

No dia 13 de janeiro de 1846 o Imperador Dom Pedro II assistiu Missa na Igreja do Galo durante a visita que fez ao povoado. Em 30 de agosto de 1865, o imperador esteve novamente em São Gabriel, e outra vez assistiu Missa no velho templo.

Um galo de bronze na cúpula da Igreja, dava-lhe um perfil inconfundível no contexto arquitetônico da cidade. O galo pertenceu originalmente a Igreja São Miguel das Reduções Jesuiticas, e segundo a história, o marechal João de Deus Menna Barreto, ainda no posto de capitão, foi quem o trouxe para São Gabriel, quando por lá esteve em 1805.

O galo foi roubado na noite de 11 de setembro de 1985 e nunca mais foi recuperado, o que gerou muitas lendas sobre seu desapareciomento.

A Igreja do Galo passou a pertencer ao Patrimônio Histórico do município de São Gabriel, em 17 de outubro de 1989, através da Lei nº 1.649/89. Atualmente a velha igreja encontra-se em fase de restauração.


A Igreja esteve em ruinas por muitos anos e serviu de abrigo para mendigos. (Fotos: Divulgação)

*Belas imagens de nossa terra parabéns. (Hayrthom Bhittencourt)

*Nilo Dias. Acho que não me conheces, mas sou tua vizinha de página no “Jornal da Cidade”. Encantei-me com teu blog, mas a foto que mais me chamou a atenção foi aquele rancho de capim. Ele retrata as verdadeiras raízes dos gaúchos e traz, em sua tosca arquitetura, muitas lembranças de lutas pela liberdade de nosso povo, idealizadas entre suas rústicas paredes e concretizadas pela coragem de nossos antepassados. Um abraço. (Elody Helena Veiga de Menezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário