quarta-feira, 9 de maio de 2012

Rocha Negra, a Benemérita

São Gabriel tem muitas coisas para se orgulhar. Uma delas é a Loja Maçônica Rocha Negra Nº 1, fundada em 29 de junho de 1873, por um grupo de 11 maçons, liderados pelo doutor Jônathas Abbott, que foi seu primeiro Venerável.

Um dos fatos marcantes de sua história foi a campanha lançada por seus membros, que culminou com a libertação dos escravos no município, quatro anos antes da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil.

No dia 29 de setembro de 1884, foi anunciado em sessão magna que a escravidão havia deixado de existir em todos os quadrantes de São Gabriel. Mais de 900 cartas de alforria foram expedidas, varrendo do solo gabrielense a nefanda mancha social

Durante a Revolução de 1893, quando a cidade foi abandonada pelas forças militares e autoridades civis, só permanecendo em seu posto o juiz de Direito, doutor Tito Prates da Silva, a Maçonaria gabrielense, através da Loja Maçônica Rocha Negra Nº 1, organizou piquetes de voluntários, para garantir a ordem pública e defender a população local contra possíveis ataques de desertores desatinados e vândalos, que vagavam livremente pelas campanhas da região de fronteira.

Os poderes maçônicos do Rio de Janeiro conferiram a Rocha Negra, o título de Benemérita, tão logo souberam do êxito alcançado com a campanha abolicionista levada a efeito pelos maçons gabrielenses. (Fonte: Livro "A história de São Gabriel", de Osório Santana Figueiredo"



Nenhum comentário:

Postar um comentário