segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Princesa das Coxilhas

*São Gabriel, cidade da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, é conhecida como a "Princesa das Coxilhas" e, também, como a "Terra dos Marechais".

A primeira denominação tem origem no próprio hino da cidade: "Cantos de São Gabriel", uma composição de Silvio de Faria Corrêa musicada por Cely Corrêa Lisboa, assim retrata a cidade do grande romancista Alcides Maya, do padre Leonel Franca - fundador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na antiga Capital do Brasil -, do Dr. Fernando Abbott, Presidente do Estado (1891 - 1892/1893) e do embaixador Francisco de Assis Brasil, fundador do Partido Libertador e seu lenço vermelho dos maragatos gaúchos:

"... São Gabriel, o privilégio da beleza, tens em ti a natureza de encantos de vergel; cidade flor de beleza de tuas filhas, és "Princesa das Coxilhas", és querência do amor..."

A segunda denominação deve-se ao fato de muitos de seus filhos terem se destacado na História Militar Brasileira. Entre eles estão os Marechais João Nepomuceno Medeiros Mallet - Ministro da Guerra (1898-1902); Hermes Rodrigues da Fonseca - Presidente do Brasil, de 15.11.1910 a 15.11.1914; João Propício Mena Barreto – Barão de São Gabriel, Comandante Militar nas operações contra Aguirre, Presidente do Uruguai, entre 1864 e 1865, na Guerra do Prata; Fábio Patrício Azambuja; João Baptista Mascarenhas de Morais - Comandante da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial; e, também, o Coronel Plácido de Castro, desbravador do Acre.

A fundação do então povoado de São Gabriel do Batovi deu-se aos 2 de novembro de 1800, pelo espanhol Don Felix de Azara, na base do Cerro Batovi, fazendo parte da colonização espanhola, em decorrência do Tratado de Madri.

O seu nome foi uma homenagem ao anjo de devoção do Vice-Rei do Rio da Prata, Don Gabriel de Avilez y Del Fierro, figurando, desde então, como Patrono da povoação o Arcanjo São Gabriel.

Aos 29 de junho de 1801 o povoado foi destruído pelas tropas portuguesas, sob o comando do coronel Patrício Corrêa da Câmara. Aos 16 de dezembro de 1813, o Governador da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, atendendo aos moradores da região de Vacacaí e Batovi, mandou providenciar a demarcação de meia légua em sesmaria nas terras de Antonio Alves Trilha, à margem esquerda do Rio Vacacaí, conservando esse novo povoado o nome de São Gabriel, fato este concretizado aos 7 de setembro de 1814.

Ao ser elevado à condição de Capela Curada, aos 28 de novembro de 1815, as terras de São Gabriel passaram a ser delimitadas pelos Rios Santa Maria, Cacequi, Vacacaí, Salso e Taquarembó.

Durante a Guerra da Cisplatina (1825-1828), São Gabriel foi Quartel-General das tropas brasileiras. Foi invadido pelas tropas uruguaio-argentinas e retomado pelos brasileiros, tendo sido saqueado e incendiado pelos castelhanos, no ato da retirada.

Aos 4 de abril de 1846, após briosa resistência às forças do Império, como distrito, à época, de Caçapava do Sul - a 2ª Capital Farroupilha -, a então freguesia passou à categoria de Vila. Localizada a 300 Km de Uruguaiana e a 320 da Capital Porto Alegre, à ilharga da BR-290 – a Rodovia do Mercosul – a "Princesa das Coxilhas" e "Terra dos Marechais" figura também como a cidade-pouso dos castelhanos.

A São Gabriel dos Carreteiros, da Batalha de Caiboaté, da Sanga da Bica - onde morreu Sepé Tiaraju - é a terra dos bons ginetes, do Festival "Estância da Canção Gaúcha", dos causos, da bombacha larga, da beleza da mulher gaúcha no seu vestido de prenda, e dos usos e costumes tradicionais da autêntica, da antiga, Tradição Regional dos Gaúchos Campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul! (Fonte: site http://www.bombachalarga.org/)


São Gabriel cultua a memória gaúcha, através de suas inúmeras entidades tradicionalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário