domingo, 28 de julho de 2013

Avô de João Goulart

*Um dos avôs do presidente João Goulart, era gabrielense. Belchior Rodrigues Goulart nasceu em São Gabriel no dia 31 de março de 1848, e faleceu em 1906. Ele descendia de imigrantes açorianos que chegaram ao Rio Grande do Sul na segunda metade do século XVIII.

Casou-se a 27 de setembro de 1859 em São Borja, com Maria Antônia Loureiro, nascida naquele município. Era filha de Antônio dos Santos Loureiro e Maria Pereira do Nascimento.

O casal teve os seguintes filhos: Vicente Rodrigues Goulart, nascido em 16 de fevereiro de 1881, em São Borja, onde faleceu em 1942. Era um estancieiro e coronel da Guarda Nacional que havia lutado a favor de Borges de Medeiros na Revolução de 1923.

Casou em 12 de julho de 1916 com Vicentina Marques Goulart, uma dona de casa, filha de João Maria Marques e Maria Tomásia de Escobar Vasques. Vicente e Vicentina foram os pais de João Belchior Marques Goulart (Jango), nascido a 1 de março de 1919, na Estância de Yguariaçá, que era um ponto isolado no interior do município de São Borja. Jango foi Presidente do Brasil.

Avô paterno de João Goulart, era gabrielense de nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário