segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Lutero Luiz

O consagrado ator Lutero Luiz nasceu em São Gabriel, no ano de 1931 e faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de fevereiro de 1990, aos 59 anos de idade. Em alguns filmes usou o nome de Gérson Luís. Formado em artes cênicas, em Porto Alegre, começou como ator de rádio em 1952. Transferiu-se para São Paulo no início dos anos 60.

Especializou-se em interpretar personagens simples e de forte apelo regional nas muitas novelas e nos mais de 15 filmes que realizou. No cinema, destacou-se em comédias como “Vai Trabalhar Vagabundo” (1991),  “O Crime do Zé Bigorna”,  “Guerra Conjugal”,  “Ladrões de Cinema” e “Se Segura, Malandro”.

Em telenovelas seus personagens mais marcantes foram “Lulu Gouveia”, em “O Bem-Amado”, “Marciano”, em “Pecado Capital”, coronel “Manuel das Onças”, em “Gabriela”, o amigo “Bodão”, de “Sassá Mutema”, em “O Salvador da Pátria”, e seu último personagem, o jardineiro “Bastião”, de “O Sexo dos Anjos”.

Morreu de câncer generalizado, deixando em Porto Alegre duas filhas do primeiro casamento e, no Rio de Janeiro, uma do segundo. Seu personagem na novela “O Sexo dos Anjos” (1989/1990), então em andamento, teve de sair da trama e foi inventada uma viagem de última hora quando ele ganhava na loteria. (Fonte: Wikipedia)

Lutero Luiz. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário