segunda-feira, 18 de novembro de 2013

No tempo das diligências

Encontrei em um almanaque sobre o Rio Grande do Sul, datado de 1897,o seguinte aviso, referente as diligências, um meio de transporte bastante antigo.As diligências eram bastante parecidas com aquelas que estamos acostumados a ver em filmes sobre o "Velho Oeste" americano. O aviso sinalizava as empresas proprietárias das linhas que serviam a diversas cidades gaúchas. Abaixo nomino as relativas a São Gabriel:.

De Bagé a São Gabriel, Empresa Souto e Cia.; De São Sebastião a São Gabriel, Empresa Souto e Cia. e de São Pedro a São Gabriel, Empresa Gabrielense. A partir do almanaque de 1906, desapareceram as notícias de horários das diligências no Rio Grande do Sul. (Fonte: "Ônibus: uma história do transporte coletivo e do desenvolvimento urbano no Brasil. Autor: Waldemar Corrêa Stiel)

O anúncio publicava também os nomes das empresas que serviam a outras linhas. De Rio Grande a Santa Vitória, Empresa Comercial; De Pelotas a São Lourenço, Empresa Jorge Ribeiro e Cia; Da Estação de Piratiny a Arroio Grande e Jaguarão, Empresa Amâncio Nunes, Empresa Caldas, Empresa Vergara e Empresa Patrício Pereira; Da estação Basílio a Herval, Empresa Lacuesta e Pedregoso; De Bagé a Dom Pedrito, Empresa Arejano e Solero; De Bagé a Livramento, Empresa G.R.E. e Empresa Aliança; De São Pedro a Alegrete, Empresa Alegretense; De Cruz Alta a Santa Maria, Empresa Progresso; De Encruzilhada a Rio Pardo, Locomotora Encruzilhadense; De Porto alegre a Viamão, Diligências Setembrina; De Pelotas a Cangussu, Marcelino Francisco Ribeiro e de Pedras Altas a Cacimbinhas, Francisco Perfetti.

Para ilustrar essa interessante e curiosa matéria, publico o anúncio abaixo, encontrado no jornal "A Federação", de Porto Alegre, edição de 26 de novembro de 1884.


Nenhum comentário:

Postar um comentário