*O sorro é um animal comum em qualquer campo do Rio Grande do Sul. É muito parecido com um cachorro. Em São Gabriel é facilmente encontrado, embora dificilmente se possa enxergá-lo. Vem do "sorro" a palavra sorrateiro, que quer dizer ardiloso, manhoso,velhaco, matreiro, que faz as coisas disfarçadamente.
É a mais pura das verdades. Eu, particularmente, nunca vi um "sorro" de perto, embora minhas muitas andanças pelos campos de Dom Pedrito, minha terra natal e São Gabriel, ode fiz inúmeras e inesquecíveis pescarias. Não vi, mas senti a presença desse astuto animal.
Vou contar dois fatos em que estive presente. Numa pescaria, em que fui com os amigos tenente Alcy Dutra, reformado do Exército, serviu no 6º BE e o Flávio Lucca, eletricista de carros, fizemos um churrasco ao cair da noite, que foi o nosso jantar regado a um bom vinho. Sobrou bastante carne, que deixamos espetadas ao encosto da barraca.
De manhã, nos levantamos cedo para desmalhar os peixes das redes, e para surpresa nossa, não encontramos mais a carne e nem os espetos. Meses depois, ao chegarmos ao local para nova pescaria, nos deparamos com dois dos três espetos surrupiados. O que faltou, nunca mais vimos.
Em outra ocasião, em nova pescaria, eu joguei minhas linhas de espera na água. Era de noite e a barragem estava "para peixe". Cada traíra que eu pegava, jogava para trás. Depois de muito tempo, e pronto para ir dormir, procurei os peixes, todos de bom tamanho, cerca de cinco ou seis, e nada. Não sobrou nenhum. Façanha dos "sorros", que sem fazer barulho algum, levaram o resultado da minha pescaria.
A foto foi tirada pelo amigo Valdir Borin, que teve mais sorte que eu, ao encontrar tão interessante animal..
Show de bola.
ResponderExcluirSaudade grande do pampa querido.
Abraço fraterno amigo.
Desde Natal/RN